Desvantagens e vantagens da apo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração por objetivos (APO)

O termo administração por objetivos foi introduzido popularmente   por Peter   Drucker em 1954 em seu livro (the pratice of management)
A APO consiste, em objetivos estabelecidos em conjunto, pelo gestor e seus funcionários, com prazos para a conclusão e monitoramento para que consigam alcançar os resultados desejados.
É importante que as metas sejamestabelecidas por completo, de forma clara que os funcionários entendam, para assim, cumprirem as expectativas da organização. Antes de estipular metas é necessário, que a organização faça uma pesquisa de mercado interno para estudar as possibilidades da organização, e do mercado externo visando os fatores econômicos, sociológicos, tecnológicos e políticos, para encontrar alternativas que consigamalcançar os objetivos.
Avaliando o desempenho da organização, a partir dos números que ela apresenta, observando se estão atingindo ou superando seus objetivos. É importante, que ocorra um feedback do desemprenho, pois é uma forma de avaliar constantemente o progresso em relação ás metas estabelecidas. A maneira ideal, é fornecer o feedback continuo aos colaboradores, para que possam monitorar ecorrigir suas próprias ações.

Desvantagens da APO
- Ênfase no desempenho e não nas pessoas: Objetivando somente resultados, a empresa pode ser levada a dar maior destaque ao desempenho esperado do que valorizar os empregados.

- Excesso de Programação: Os mecanismos de procedimentos são determinados em função da APO. Inclusive o treinamento pode ter um sentido muito de automação, visando apenas odesempenho e não o autodesenvolvimento pessoal.

- Exagero nos controles e nos resultados: Não deve ocorrer; afinal não é administração por pressão. Se tal fato acontecer deverá ser revista e corrigir seu rumos.

- Ênfase exagerada na promoção: Isto faz com que as pessoas preocupem-se individualmente com o seu futuro dentro da empresa. A valorização pessoal deve ser considerada, mas semexageros ,sem vinculação a resultados.

- Permite as empresas conseguirem mais dos funcionários, esquecendo o lado humano: Esse método administrativo é acusado de ser uma armadilha utilizada pelos patrões para conseguir sempre mais dos empregados, esquecendo os objetivos individuais dos mesmos.

- Baseia-se em recompensas e punições, sendo a avaliação super valorizada: A empresa ao enfatizarsomente os resultados, recompensas e punições, ter-se-á na verdade desvantagens, já que intensifica a pressão sobre a pessoa.
- A avaliação individual não deve ser enfatizada. Os métodos devem ser flexíveis de comum acordo. As avaliações recomendam-se, devem ser em todos os níveis. De cima para baixo e de baixo para cima.

- A APO põe em descoberto as fraquezas da empresa: Trata-se de uma verdade,diz Jairo Santos. Ao se fazer uma prospecção administrativa, primeira passa para a implantação da APO, faz-se uma análise do mercado e da empresa, em termos de potencial e de presente e futuro. Coloca-se em descoberto não só as forças positivas da empresa, como também as fraquezas e falhas.
Vantagens da APO
1-Para entendermos melhor a APO vamos estudar sete características principais:Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior – A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.

2-Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em altonível, podem ser denominada objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.

3-Interligação dos objetivos Departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se nos apoiam mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto....
tracking img