Desvantagens do mrp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Adm. Produção e operação

Pesquisa: Desvantagens do sistema MRP(I e II)

O MRP I tem alguns contratempos e desvantagens que devem ser examinados minuciosamente por qualquer empresa queconsidere adoptar o sistema em questão. O MRP I não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais. Como os níveis de stock são estabelecidos ao mínimo possível, os materiais têm que sercomprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisição (ou também conhecidos como custos de aprovisionamento). Maiores custos detransporte são causa efeito visto que, a empresa está menos apta a descontos de encomendas de grandes quantidades. A empresa tem que comparar antecipadamente a redução nos seus custos de posse de material emstock face aos aumentos nos custos associados a encomendas frequentes e de pequenas quantidades.
Outra desvantagem do MRP I é o potencial perigo de uma redução ou mesmo paragem da produção que podeadvir de fatores como problemas de entrega não previstos e escassez de material. A existência dum stock de segurança fornece à produção alguma proteção contra imprevistos. Como os stocks de segurançasão reduzidos, este nível de proteção é perdido. A desvantagem final do MRP I é devido à utilização de pacotes de software estandardizados que, podem ser difíceis de adaptar a situações específicas deprodução de uma determinada empresa. O software tem então que ser adaptado e modificado pela empresa de forma a que consiga satisfazer as necessidades únicas de determinada situação. Estasdesvantagens podem ser facilmente eliminadas através de uma parametrização do software utilizado. Nele podem ser definidos estoques de segurança e lotes mínimos de compra, que reduziriam dramaticamente osefeitos citados acima.
Aggarwal (1985) aponta algumas desvantagens do sistema MRP, tais como: ser um sistema complexo e necessitar de uma grande quantidade de dados de entrada; assumir capacidade...
tracking img