Destilacao fracionada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura deebulição, transformando-se em vapor e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido.
No caso de uma mistura binária, os componentes possuem pontos de ebulição diferentes, então ocomponente mais volátil se destilará primeiro. No caso da mistura ser um azeótropo, o ponto de ebulição será constante e fixo, como se fosse uma substância pura.



















OBJETIVOGERAL

O objetivo geral é avaliar o processo de destilação fracionada de uma mistura binária através de análises práticas no laboratório.






OBJETIVO ESPECÍFICO


O objetivoespecífico consiste na identificação do tipo de azeótropo na destilação, observando as características do mesmo.














REVISÃO DA LITERATURA


Percebe-se que no primeiro gráfico daFigura 1, a temperatura de ebulição dos compostos são bem diferentes, o que caracteriza uma mistura ideal. O segundo gráfico apresenta um azeótropo de mínimo, pois a temperatura de ebulição é inferior àdos componentes quando puros. Já o terceiro gráfico apresenta um azeótropo de máximo, pois a temperatura de ebulição é superior à dos componentes quando puros.

Figura 1

Materiais utilizadosMacaco Garra Cabeça de destilação Mangueira Manta de aquecimento Bolinhas de destilação Condensador Coluna de fracionamento Termômetro Erlenmeyer Suporteuniversal Manta de isolamento
Procedimento Experimental
Montou-se o equipamento para a realização da destilação. Em seguida adicionou-se 50 ml de Hidróxido de amônia 0,1N em um balão volumétrico,com temperatura inicial de 22ºC. Colocou-se o balão em cima da manta de aquecimento e, quando atingiu a temperatura de 30ºC, sentiu-se o cheiro de amônia. A destilação iniciou a 100ºC, e foram...
tracking img