Destila o Fracionada relat rio 1

715 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM QUÍMICA
LAIANA VIANNA DA SILVA
MAT: 20091107119

DESTILAÇÃO FRACIONADA

OBJETIVO
Destilação fracionada da cerveja. Separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com pontos de ebulição diferentes.

INTRODUÇÃO
O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e se separa, inicialmente, o líquido com o menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até se separar o líquido com ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim sucessivamente até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.
MATERIAIS E REAGENTES
Manta de aquecimento; balão de fundo redondo; coluna de fracionamento; termômetro; condensador; balança analítica; suporte universal; béquer.
Cerveja.
PROCEDIMENTO
Antes de iniciar o experimento, montou-se a aparelhagem. As juntas de vidro, devem ser, inicialmente lubrificadas antes de montar a aparelhagem.
Antes de iniciar a destilação foram introduzidas no balão algumas pérolas de vidro para evitar uma ebulição tumultuada.
Em seguida, colocou-se a cerveja no balão com o auxílio de um béquer. O balão de destilação não deve ter mais do que 2/3 e não menos do que a metade de sua capacidade preenchida com o liquido.
Posteriormente, inicia-se o fluxo de água pelo condensador de forma constante e não muito forte. Inicia-se o aquecimento do sistema. A temperatura deve ser acompanhada durante todo o processo.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Em um béquer foi pesador 200g de cerveja. Logo após,o liquido foi transferido para o balão de fundo redondo. Iniciou-se o fluxo de água pelo condensador e ligou-se a manta de aquecimento.
O vapor condensa. Volta e evapora (condensação) executando assim varias destilações em sequência (pontos de ebulição). Quando a temperatura chegou a 53°C observou-se os

Relacionados

  • Perfuração Petrolífera
    15252 palavras | 62 páginas
  • Fundição
    63268 palavras | 254 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas