Destilaçap do petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A refinação do petróleo 

O petróleo assim que é retirado do solo, quase não tem nenhuma utilização, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos e físicos, torna-se de grande utilidade, como combustíveis – gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene; lubrificantes – óleos e graxas; matéria-prima – de anti-sépticos, fertilizantes, detergentes, ceras, uma série de produtos como oplástico. 

[pic]
Refinaria de petróleo

Destilação Primária 

Após eliminar as impurezas sólidas e a água, o petróleo passa pela sua primeira refinação, denominada destilação primária ou atmosférica. 

[pic]

Alquilação 

A alquilação é a reação de um isoalcano, ou seja, um alcano com um grupo metil no segundo átomo de C com um alceno (olefina) na presença de catalisadores. Oprocesso forma uma gasolina com alta octanagem.

Craking (craqueamento) 

A fração gasolina obtida no fracionamento do petróleo é a fração de maior consumo, pois a porcentagem de gasolina no petróleo pode ir variando com a procedência do mesmo, chegando a 10%. 

A gasolina tem maior rendimento no petróleo, através do processo de Cracking do petróleo, que se resume no aquecimento entre 450°C e 700°Cdas frações que são menos voláteis que a gasolina. Estas frações possuem hidrocarbonetos com uma cadeia carbônica maior, e durante o processo ocorre pirólise (decomposição térmica), formando hidrocarbonetos cadeias carbônicas menores, que constituem a gasolina. No cranking, os catalisadores especiais aumentam a velocidade do processo. 

O processo de craqueamento é bem complexo, originandoassim uma mistura de produtos. 

[pic]

À mistura gasosa é rica em alquenos e recebe o nome de gás do crancking.

Destilação seca de hulha

A destilação seca da hulha é feita através do aquecimento da mesma a 1000°C em retortas de ferro, ao abrigo de ar. 

São obtidas as seguintes frações: 

a) Fração gasosa – Gás de rua ou gás combustível de iluminação.
 
b) Fração líquida – Águaamoniacais. Alcatrão da hulha. 

c) Fração sólida ou resíduos – Carvão coque. 

O gás de rua possui H2 (40 a 50%), CH4 (30 a 40%), CO (5 a 7%) e outros componentes. 

As águas amoniacais possuem NH3, sais de amônio, aminas e outros compostos orgânicos em solução aquosa. 

O carvão coque é usado na fabricação de carbureto, gás d’água etc.

Gaseificação do carvão 

O singás (gás sintético) éconsiderado um combustível mais eficiente e mais limpo que o carvão. A transformação de carvão em singás é chamada de “gaseificação do carvão”. Seu componente principal é o metano, porém o singás possui também gás hidrogênio e monóxido de carbono. 

O processo de gaseificação do carvão passa uma corrente de vapor d’água sobre o carvão incandescente, na ausência de ar. 

C(s) + H2O(g)   →  CO(g) + H2(g)
C(s) + 2H2(g)    →    CH4(g) 

O singás é mais fácil de ser armazenado e transportado do que o carvão e também é menos poluente, pois o enxofre é retirado durante o processo.

Hulha 
Os carvões minerais são ricos em carbono que estão na crosta terrestre em forma de depósitos, resultando assim na fossilização da madeira. 

Conforme o teor de carbono, eles podem se classificar em: Madeira......................................................................................................................40% de C
Turfa...........................................................................................................................60% de CLinhito........................................................................................................................70% de C
Hulha..........................................................................................................................80% de C
Antracito....................................................................................................................90% de C

Índice de octanos (octanagem) 

Considerando os motores a explosão, podemos dizer que a mistura de ar e...
tracking img