Destilação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. Obalão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.

O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.

Processo de destilação

A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar,ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.

destilação fracionada serve paraseparar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição próximos.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está umtermômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer.
Processo de destilação fracionada
No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também.Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a primeira substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador.
O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menosvolátil.

-->
18 Setembro 2011
Início > Ensino Secundário > Química > Processos de Separação > Destilação InícioA Engenharia QuímicaProcessos QuímicosLaboratórios VirtuaisSimuladoresArquivoFórunsNotícias


Main Menu
Início
A Engenharia Química
Processos Químicos
Laboratórios Virtuais
Arquivo
Fóruns
Notícias
Ensino Secundário
Boas Vindas
Física
QuímicaTermodinâmica Química
Processos de Separação

Destilação

Caso de estudo
Simulações InteractivasReacção QuímicaFundamentos | Imprimir |
Destilação
Fundamentos
Andar em Equilíbrio
Destilação Fraccionada
Dispositivos de Contacto no Interior da Coluna (Internals)
Misturas Binárias
Destilação Flash
Destilação Fraccionada Descontínua
Eficiência da Coluna
Azeótropos


Destilação
ADestilação é uma das muitas operações de separação (Operações Unitárias, como se designam em Engenharia Química – ver História da Engenharia Química) utilizada quer a nível laboratorial quer industrial, para purificar as correntes do Processo (Matérias Primas ou Produtos).
A separação por destilação só é possível se os diferentes componentes da mistura a separar tiverem volatilidades diferentes ouseja, pontos de ebulição diferentes. Estas diferenças estão necessariamente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, dependentes das respectivas estruturas moleculares, o que conduz a pressões de vapor diferentes para os vários componentes da mistura. A Pressão de Vapor de um líquido a uma dada temperatura é a pressão na situação de equilíbrio (quando o...
tracking img