Destilação simples e fracionada

1. Introdução
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Assim, para obtermos uma determinada substância, é necessário usar métodos de separação. O conjunto de processos físicos que nãoalteram a natureza das substâncias é denominado análise imediata. Para cada tipo de mistura - heterogênea ou homogênea - usamos métodos diferentes. No caso de misturas homogêneas utilizamos doisprocessos chamados: destilação simples ou fracionada.

2. Destilação Simples
A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidosdissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácile, se respeitado seus limites, eficaz.
Consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensadorpermite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em quilíbrio auma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes. O aumento de calor de um líquido emebulição não produzirá elevação do seu ponto de ebulição, pois o calor que é asorvido é todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilação.
FOTO
Figura 1:Ilustração da Destilação Simples

2.1. Procedimento de uma Destilação Simples
Após a montagem do aparelho (Fig.1), o líquido é introduzido no balão de destilação. Depois são adicionadas de três acinco pérolas de vidro dentro do mesmo. O condensador de tubo reto se encaixa na saída lateral da cabeça de destilação, ele deve ser montado com as mangueiras de látex já presas, sendo iniciado o...
tracking img