Destilação por arraste de vapor

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Objetivo: Aprender conceitos básicos sobre pressão de vapor, destilação, refluxo. Conhecer a técnica de destilação por arraste a vapor. Extração de um óleo essencial, pelo método de destilação por arraste a vapor, utilizando o procedimento TIPO A e a aparelhagem descrita na Figura 1.

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Um grande número de árvores e outras plantas exalam aromas agradáveis, que resultamde misturas complexas de compostos orgânicos voláteis. Essas misturas de produtos naturais voláteis constituem o que se denomina de óleos
essenciais. Esse óleo, produzido pela planta, fica geralmente armazenado em pequenas vesículas das folhas, pétalas e cascas, e, devido a sua volatilidade, escapa pelos poros das vesículas perfumando o ambiente. Dentre os óleos mais importantes, podemos destacaros de: eucalipto, canela, hortelã, jasmim, lavanda, limão, rosa etc. A extração e a comercialização desses óleos essenciais são importantes para as indústrias de perfumes, alimentos, fármacos, materiais de limpeza, dentre outras. Os métodos mais comuns de extração de óleos essenciais de plantas são: a prensagem, a destilação por arraste a vapor e a extração por solventes. Nesta experiência, seráfeita a extração do óleo essencial de um material vegetal utilizando o método de destilação por arraste a vapor, seguida de extração por solventes.
O método da extração por arraste a vapor consiste, basicamente, em passar uma corrente de vapor de água através do material que contém as substâncias que se deseja extrair. A destilação por arraste a vapor é um método muito utilizado para o isolamentoe purificação de substâncias. Ela se aplica a líquidos que são imiscíveis em água ou com miscibilidade muito pequena.
Os óleos essenciais, na sua grande maioria, são imiscíveis em água e o processo consiste, essencialmente, em volatilizar o óleo essencial com uma corrente de vapor de água. No caso específico da extração do óleo essencial de folhas, a temperatura elevada do vapor auxilia naruptura das vesículas existentes na folha, liberando uma maior quantidade de óleo. O vapor de água, ao passar pelas folhas, arrasta o óleo essencial. O sistema mais comumente utilizado encontra-se na Figura 1. O frasco A é a fonte geradora de vapor. O vapor produzido é conduzido através do duto B até o frasco C, que contém as partes do vegetal (folhas, casca, caule etc.). Os vapores de água e o óleoessencial são condensados no condensador D e, finalmente, coletados no frasco E. O tubo F (canal de respiro), no frasco A, mantém a pressão no aparelho igual à pressão do ambiente.

[pic]
Figura1: Sistema utilizado na extração por arraste de vapor. O frasco A é a fonte geradora de vapor; o duto B conduz o vapor até o frasco C, que contém o material do qual se quer extrair substâncias; os vaporessão condensados no condensador D e coletados no balão de fundo redondo E.

Existem duas maneiras possíveis para se realizar a destilação por arraste a vapor. No procedimento TIPO A, o vapor é gerado em um frasco e, em seguida, passado através do material vegetal, contido em outro frasco, como mostrado na Figura 1. Esse procedimento é empregado para se extrair substâncias que podem se degradar,caso sejam expostas a um vapor superaquecido. No procedimento TIPO B, o vapor é gerado no mesmo frasco onde se encontra o material vegetal. Esse método se aplica àquelas substâncias que, se porventura forem expostas a um vapor superaquecido, não correm o risco de se degradar. Nesse procedimento há a possibilidade de superaquecimento do frasco já que o aquecimento é feito diretamente no frascocontendo o material vegetal. Além disso, há a possibilidade de queima do material vegetal em contato com a parede do frasco.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
˗ Balão de destilação de 250 mL;
˗ Condensador;
˗ Conexões para ligar o balão ao condensador (refrigerador);
˗ 2 Suportes metálicos;
˗ Garras para segurar o balão e o condensador;
˗ Mangueiras para conectar a torneira ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR
  • Destilação por Arraste de Vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • DESTILAÇAO POR ARRASTE DE VAPOR COM CANELA
  • Destilação por arraste à vapor por codestilação
  • Destilação por Arraste a vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!