Desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aptidão Física, Saúde e Bem-Estar

Nieman (1999) cita a aptidão física relacionada com a saúde:
A aptidão física é relacionada com a saúde é tipificada por umacapacidade de realizar as actividades diárias com um vigor e está relacionada a um menor risco de doenças crónicas. A resistência cardiorrespiratória, a aptidãomúsculo-esquelética (força e resistência muscular, flexibilidade) e uma composição corpórea ideal são os componentes mensuráveis da aptidão física relacionados com asaúde.
Nieman cita a influência do exercício sobre o colesterol sanguíneo:
A prática de exercícios, especialmente quando frequentes e intensos, demonstrou diminuiros níveis de triglicerídeos sanguíneos e aumentar o nível de HDL-colesterol enquanto teve pouco efeito ou nenhum efeito independente sobre o colesterol e oLDL-colesterol sanguíneo.

Moreira e Simões (2000) comparam a osteoporose em atletas e sedentários:
A osteoporose é uma das doenças que mais afecta a qualidade de vida;dados obtidos em atletas e indivíduos fisicamente activos mostram o efeito benéfico do exercício na densidade óssea, já que se observa que esses indivíduos possuempercentagem maior de óssea, em relação aos indivíduos sedentários.

Nieman (1999) cita que é na adolescência que se tem o maior pico de aumento de massa óssea:
Agrande maioria do aumento da massa óssea ocorre durante a adolescência. Um dos mais valiosos benefícios à saúde, decorrentes do exercício vigoroso e regularrealizados precocemente na vida, é que ocorre um pico mais elevado de densidade mineral óssea, reduzindo o risco de osteoporose precoce no período tardio da vida.
tracking img