Desporto para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Desporto para todos”
Politica desenvolvimento Camara Municipal de Vila Verde
Bruno Miguel Alves Duarte
Licenciatura em Gestão do Desporto
ISMAI – Instituto Superior da Maia
Unidade Curricular de Governação do Desporto
Resumo
O tema que será abordado neste trabalho é a politica de desenvolvimento da Camara Municipal de Vila Verde que é implementado atravez da empresa municipal Proviver.Como de momento me encontro a morar durante o tempo de aulas no Castêlo da Maia foi de todo impossivel arranjar uma entrevista com o tecnico de gestão desportiva da empresa por isso vou fazer o trabalho com base nos dados obtidos atravez do site da empresa. No ambito do desporto para todos foi feito um estudo para determinar as características e natureza de funcionamento das organizaçõesdesportivas do Concelho de Vila Verde para posteriormente auxiliar a uma tomada de decisão de uma orientação estratégica sustentada para o desporto no concelho.
Abstract
The topic that will be addressed in this work is the development policy of the Camara Municipal de Vila Verde which is implemented trough the municipal company Proviver. As of now I get to live during the time classes in Castelo da Maiawas all impossible arrange an interview with the manager of sports management company so I will do the job based on data obtained trough the company's website. In the framework of sport for all was a study done to determine the characteristics and nature of functioning of sports organizations in the municipality of Vila Verde to further assist the decision making of a
sustained strategic directionfor sport in the county.
Key-words: Politics of Sports Development, Local Government, Sports organizations
Palavras-chave: Políticas de Desenvolvimento Desportivo, Autarquia, Organizações Desportivas

Introdução
Na realidade sócio-cultural portuguesa é inquestionável a importância da intervenção das coletividades no âmbito da animação e generalização das práticas desportivas (Sarmento &Caramez, 1999). O CLUBE, em termos gerais, e o desportivo, em termos específicos, constitui uma célula social de grande importância comunitária e a resposta social às necessidades das populações no domínio das atividades físicas. É nele que alguns aspetos fundamentais da nossa cultura podem tomar corpo e é também aqui que o cidadão pode estabelecer relações enriquecedoras com outros indivíduos. Atendência de associação e do espírito associativo por parte dos homens foi evoluindo em diversos anos de constantes mutações e a noção da função que cada grupo encerra também se foi adaptando a cada realidade (Melo de Carvalho, 1994).
As autarquias são entidades imprescindíveis para promover e auxiliar desenvolvimento desportivo, criando maiores e mais fáceis condições de acesso as diferentesactividades desportivas ao maior número de cidadãos dos diferentes grupos etários e socias (Constantino, 1990), “a autarquia aparece como um terreno fértil para a inovação e modernização de uma determinada localidade/região, permitindo uma reorganização da vida social (actualizada às constantes mudanças inerentes ao mundo), (Carvalho, 1994).
Este estudo analisa atentamente as organizaçõesdesportivas Vilaverdenses. A relação entre as organizações desportivas e a autarquia apresenta uma flexibilidade e adaptabilidade, dado que se estabelecem graus de colaboração e cooperação em função do nível de desenvolvimento da organização desportiva. O estudo ajudará o município a desenvolver políticas de fomento do associativismo como ferramenta para:
- Criar oferta desportiva para os diversos grupospopulacionais;
- Definir politicas de apoio ao desenvolvimento das organizações desportivas;
- Criar um plano de formação para dirigentes associativos;
- Apoiar a criação de novas organizações desportivas;
- Apoiar a criação de formas de auto-financiamento por parte das organizações desportivas;
- Defender uma perspetiva para entender a prática desportiva e a gestão de infraestruturas...
tracking img