Desporto " futsal"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Instituto Superior da Maia
Licenciatura Educação Física e Desporto


Futsal

Métodos de Ensino nas Escolas

Mestre Daniel Duarte

Andreia Silva, Nº 23217
Rita Cunha, Nº 24099
Rita Pinto, Nº 23472
Sandra Faria, Nº 23346
2º ano - Turma A

Maio de 2012

Instituto Superior da Maia





Futsal

Métodos deEnsino nas Escolas

Mestre Daniel Duarte

Maio de 2012

Resumo

O Futsal é um desporto predominantemente aberto, onde as capacidades técnicas e táticas implicam a necessidade da sua utilização constantemente, nas diferentes ações do jogo. Portanto, ao longo do trabalho poderemos verificar que é fundamental que o professor de futsal, aplique corretamente todos os seus conhecimentos destaUnidade Didática nas suas aulas de educação física, bem como os respetivos métodos de ensino, de forma a criar nos alunos o sentido de responsabilidade e a motivação.
Nesta unidade didática o professor tem como objetivo que os alunos tenham um conhecimento básico do futsal, que entendam a lógica do jogo e os seus princípios. Que possam aprender vários conteúdos ao mesmo tempo e que os apliquem emsituação de jogo, isto tudo só é possível através de um ensino eficaz, ou seja, antes do jogo propriamente dito, trabalhar com os alunos exercícios adaptados ao nível dos alunos e ir aumentando a complexidade ao longo do tempo. É de extrema importância que os exercícios sejam motivadores e lúdicos, devido à faixa etária que se trata.
O facto de que ter alunos adolescentes, torna um pouco difícil atarefa de ser professor, pois as várias distrações extra curriculares existentes criam dificuldades na assimilação dos conteúdos, na obtenção da vontade e atenção dos alunos perante os aspetos disciplinares dos mesmos.
Ainda relativamente ao que foi descrito previamente, as distrações dos adolescentes nas aulas, a falta recursos materiais e a falta de tempo no horário escolar, torna a passagempelos 3 níveis fundamentais da aprendizagem quase impossível, sendo apenas possível em casos excecionais, como por exemplo alunos que já praticam futsal fora do horário escolar.
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino e, estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. Nela está inserida o método didático, que consiste num conjunto de procedimentosescolares lógicos e psicologicamente estruturados.
O planeamento didático, subordinado ao método didático, é uma previsão das etapas de um trabalho, e representa a organização de todas as atividades do professor visando a aprendizagem. Assim, podemos distinguir três planeamentos: plano de curso, plano de unidade didática e plano de aula.
A avaliação é necessária em qualquer unidade didática,pois permite que o professor verifique se os objetivos propostos foram alcançados e permite avaliar o próprio trabalho do aluno e estimar os conteúdos e estratégias adquiridas.

Agradecimentos

Aos nossos pais, porque sem o apoio deles nada disto seria possível.
Ao nosso professor Mestre Daniel Duarte pela motivação gerada ao longo das aulas e pelo seu importante contributo, disponibilidade ecolaboração, que sem dúvida foi uma mais-valia para a realização deste trabalho.
Ao professor Abel Pereira, por toda a colaboração, ajuda e disponibilidade.
Aos colegas de turma pela ajuda durante as aulas e entre ajuda demonstrada.


-------------------------------------------------
Índice



Introdução 8
Revisão de literatura 9
Planeamento didático 9
Objetivos 9
Abordagensmetodológicas para o ensino do futsal 10
Aprendizagem do futsal 14
Avaliação 15
Dificuldades no futsal – Adolescentes 15
Responsabilidade do docente 16
Três epatas fundamentais do futsal 17
Métodos e instrumentos utilizados 20
Apresentação e discussão de resultados 21
Conclusão 23
Referências bibliográficas 24
Anexos 24

-------------------------------------------------...
tracking img