Desporto em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Desporto para Crianças e Jovens
Qual a melhor idade para a iniciação da prática desportiva
Fábio Araújo, Pedro Sá e Tiago Silva
ISMAI – Instituto Superior da Maia
Licenciatura em Gestão do Desporto
Unidade Curricular de Introdução à Educação Física e Desporto

Resumo – A elevada importância da prática desportiva, ao lado do acentuado aumento de competições num quadro desportivo altamenteespecializado, determina a necessidade de participações precoces e exige maior atenção na preparação dos jovens desportistas. O trabalho aqui apresentado procura identificar as idades em que as crianças estão a ser iniciadas numa actividade desportiva. Foram questionados alguns treinadores para se saber a opinião em relação a este tema. Verificamos alguma divergência entre as idades que ostreinadores apontaram como ideais e aquelas em que, realmente, o processo está a acontecer, idades reais.
As principais justificações para essa divergência vão desde a imposição dos dirigentes, à cobrança de resultados pelos pais e dirigentes.

Abstract - The high importance of sport, along with the sharp increase in competition within a highly specialized sport, determines the need for earlyparticipation and requires greater attention in preparing young athletes. The present study seeks to identify the ages at which children are being initiated in a sporting activity. Some coaches were asked to know the opinion on this subject. We found some divergence between the ages showed that the coaches as ideals and those in which, indeed, the process is happening, actual ages.
The main reasons forthese differences range from the imposition of leaders, the recovery of results by parents and leader
1. Introdução

A crescente universalidade do desporto tem atribuído importantes tarefas e responsabilidades no que se refere à formação das crianças e jovens. No que se refere às grandes e reconhecidas contribuições da prática desportiva para o desenvolvimento físico e psicossocial do serhumano, ainda é pequeno o número de estudos realizados na especificidade do treino com os mais jovens. O nível de compreensão sobre a adequação da prática desportiva aos estágios de desenvolvimento e características psicomotoras da criança e do jovem apresenta-se, ainda, relativamente frágil, principalmente se considerarmos as particularidades das várias modalidades desportivas e seus efeitos noorganismo. Mesmo em estudos mais recentes continuam a persistir dúvidas sobre as idades em que as crianças e jovens estariam preparados para se iniciarem numa prática desportiva sistemática e de que forma deveria ocorrer essa inserção. Em razão das características e particularidades determinadas pelos níveis de desenvolvimento físico, psíquico e afectivo relacionados aos estágios de crescimento edesenvolvimento, torna-se imprescindível diferenciar os objectivos, os conteúdos e os processos de treino dos jovens e dos adultos.
Perguntas do tipo: com que idade as crianças estão aptas para se iniciarem na prática desportiva? Que pré-requisitos deverão atender para se iniciarem numa prática desportiva especializada? Há vantagens em se iniciar precocemente na prática de um desporto? Sãopreocupações para as quais as ciências do desporto ainda não encontraram respostas e explicações satisfatórias. Há de se considerar que até há pouco tempo o treino dos jovens foi uma reprodução ou, no máximo, uma simples adaptação dos procedimentos e organização do desporto de rendimento. No processo de treino com jovens as orientações acerca das idades consideradas ideais para a iniciação desportiva sãoestabelecidas com base nas características condicionadas pelo desenvolvimento etário tendo como preocupação central contribuir para a formação dos jovens em seus vários aspectos (psicológico, físico, sócio - afectivo) de uma forma equilibrada e harmoniosa. Este trabalho pretende identificar a idade considerada ideal e a idade real em que as crianças estão sendo iniciadas na prática de uma...
tracking img