Despertando o habito da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LEITURA

TÍTULO: Despertando o hábito da Leitura!

JUSTIFICATIVA

O presente projeto é uma continuidade da proposta de trabalho iniciado em agosto de 2008. Parte do princípio de que difundir o hábito pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais,adquirindo o hábito pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda a sua trajetória escolar, além de ampliar sua compreensão de mundo, novas maneiras de pensar e agir, sendo que a mesma possibilita ao sujeito interagir com sua realidade de forma mais dinâmica, autônoma e criativa.
Nesse sentido, cabe lembrar (Freire, 1994, p.11), quando propõe que “a leitura do mundo precede sempre aleitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”. Certamente aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal e temos que valorizá-lo para poder ir além dele. É difícil tornar um adulto não leitor em leitor, mas é muito fácil tornar uma criança em leitora, pois as crianças costumam adorar livros, as histórias, as ilustrações, têm sede de conhecimentos, defantasias, de descobertas, estão em fase de formação e de adquirir os gostos e hábitos que as acompanharão por toda a vida. Pois quando a criança tem contato com livros, seja com pequenas gravuras ou textos simples a criança pode criar seu próprio mundo.
O ato de leitura é um ato cultural e social e ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta oprazer pela leitura. A importância dos livros e demais portadores de textos é incorporada pelas crianças na medida em que proporcionamos momentos de leitura, onde as crianças possam manusear e ler os livros. O livro deve estar presente, ali perto, ao alcance da mão. É preciso haver em cada sala de aula uma estante com livros, e que todos os dias as crianças fiquem, por um tempo qualquer lendo ououvindo a leitura, manuseando livros, olhando-os, criando intimidade e amizade com o livro. Outro fator de relevante importância é deixar as crianças levarem os livros para casa, para ser lido junto com seus familiares, permitindo que as crianças desde muito pequenas, possam construir uma relação prazerosa com a leitura. Há, contudo, uma importante diferença entre saber ler e a prática efetiva daleitura. A habilidade de leitura é uma necessidade pragmática e permite a realização de atividades básicas, mas a prática da leitura é importante instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social. O caminho é o de trazer o livro para o cotidiano, dele integrar a rotina tanto na escola como em casa. Não basta gostar, é preciso ter o hábito. E as crianças poderão desenvolvê-lo seforem estimuladas e verem seus professores, seus pais, seus colegas lendo diariamente.
Compartilhar essas descobertas com seus familiares é fator positivo nas aprendizagens dos alunos, dando mais sentido à leitura. Assim sendo, o fascínio e encantamento no ato de contar e ouvir histórias marcam a própria existência e mesmo quando o tempo passar, as histórias estarão no arquivo inconsciente dosleitores e poderão ser resgatadas nos mais variados e diferentes momentos de suas vidas.
Pois a ousadia para escrever um texto coeso e coerente é um dos principais desafios do educador, visto que o educando, em sua maioria, não possui o hábito de cultivar a leitura, inibindo sua criatividade e capacidade de produzir textos que o lancem a uma viagem de sonhos, onde tudo se torna possível, poissabemos que o sucesso da educação tem seu princípio no ato de ler e a paixão pela leitura se dá a partir do instante em que o sujeito internaliza que é preciso ler para assim poder lutar pelos seus direitos, considerando primeiramente seus deveres.
Partindo desse pressuposto, surgiu a necessidade de promover oportunidades variadas que envolvam a prática da leitura. Sabemos que o estímulo à leitura...
tracking img