Desperdicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESPERDÍCIO: IMPLANTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA REDUZIR
O ALTO ÍNDICE DE SUCATA

Donizetti Antunes Mendes[1]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo implementar uma metodologia para reduzir o alto índice de sucata gerado no departamento de estamparia de uma empresa montadora de veículos de passeio e utilitários. O estudo pretende mostrar a importância das análises a seremrealizadas, que tem como objetivo encontrar a causa raiz do alto índice de sucatas geradas no processo de estampagem. A metodologia a ser implantada proporciona um método de se analisar possíveis causas existentes no processo de estampagem que ocasionam sucatas de peças estampadas e de solucionar tais problemas de maneira ágil e eficaz possibilitando reduzir o número de sucatas geradas.Palavras-chave: índice de sucata, propriedades mecânicas, matéria prima, desperdício.
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre sobre nível elevado de sucata de peças estampadas. Trata-se de um estudo de caso no departamento de estamparia de uma empresa montadora de automóveis.
Na empresa montadora de veículos de passeios e utilitários, inaugurada em dezembro de 1988, situada na regiãometropolitana de Curitiba, já foram produzidos mais de 10 modelos diferentes de veículos de passeio e utilitários, todos premiados pelas maiores revistas especializadas, tais modelos com grande aceitação pelo consumidor brasileiro.
O processo de fabricação é repetitivo em série, pois o mesmo nasce na estamparia da própria montadora, que estampa as suas próprias peças, as quais são enviadas aodepartamento de carroceria. Os sub-conjuntos são soldados e montados com suas partes móveis, passando pelo departamento de pintura e, finalmente, pelo departamento de montagem. Após é vendido ao departamento logístico de distribuição, onde o mesmo será encaminhado às concessionárias e ao consumidor final.
A montadora vem procurando posicionar sua marca como uma referência no mercadobrasileiro em termos de rentabilidade, qualidade e satisfação do cliente. Fortemente, vem trabalhando em redução de custos. Uma de suas estratégias é reduzir ou eliminar os gastos em relação a desperdícios de peças sucateadas geradas no departamento da estamparia.
Portanto, chegou-se ao seguinte problema: De que forma reduzir o nível de sucata de peças estampadas gerada no departamento de estamparia?Para responder a tal questão traçou-se como objetivo geral: Propor uma metodologia para obter uma redução do índice de sucata. Estabelecendo-se como objetivos específicos:
• Conferir parâmetros de máquina com a folha de operação padrão.
• Analisar propriedades mecânicas da matéria prima.
• Avaliar o estado de ajuste atual em que se encontra a ferramenta de estampagem.Para conferir parâmetros de máquina com a folha de operação padrão, foram verificados os parâmetros que nela estejam descritos, se relacionam aos que constam armazenados na biblioteca da máquina.
Para analisar propriedades mecânicas da matéria prima foi encaminhada uma amostra da matéria prima ao laboratório para a realização dos testes das propriedades mecânicas do material.Para avaliar o estado de ajuste atual em que se encontra a ferramenta de estampagem foi necessário colocar a ferramenta na prensa de ajuste para se verificar o ajuste de assentamento de anel e ajuste de matriz e punção.
A razão pelo qual este projeto está sendo apresentado é sugerir uma análise dos meios envolventes do processo, para encontrar a causa raiz do problema que gera um númerogrande peças sucateadas. O motivo que envolve esta variação do processo se define em algumas variáveis, as quais envolvem mudanças de fornecedor, que pode impactar na variação das propriedades mecânicas da matéria prima, possível degradação da ferramenta ou irregularidade do processo de operação.

2 DESPERDÍCIO

Esta pesquisa trata do alto índice de desperdício gerado nos processos...
tracking img