Desperdicio de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

ÁREA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO














DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS





















Aluna: Graciele Quaresma Brasil







TEMA:

Desperdício de Alimentos



  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA :

Como reduzir os desperdícios no processo defabricação de lanches da Cia do Lanche?




  HIPÓTESE:

Será necessário elaborar um plano de melhoria continua no processo produtivo de lanches na empresa Cia do Lanche.






  OBJETIVOS:

1. Reduzir os desperdícios no processo de produção de lanches;

2. Padronizar o processo produtivo na fabricação de lanches;

3. Proporcionar o aumento da lucratividade da empresa. 

























JUSTIFICATIVA:

O mundo comercial está cada vez mais competitivo, e as empresas da área de alimentação, em geral procuram aperfeiçoar seus processos produtivos para melhor se posicionar diante de seus concorrentes, adotando práticas de redução de custos para se manter no mercado comercial e possibilitar o crescimento daempresa.

A redução de desperdícios pode ser um elemento fundamental para redução de gastos de produção e, consequentemente, um grande impulso no aumento de lucros da empresa.







 METODOLOGIA:

1. Realizar pesquisa bibliográficas de conteúdos relacionadas a área de redução de desperdícios;

2. Fazer levantamento de dados relacionado aos produtos fabricados pelaempresa: insumos para produção de cada item; e a Demanda mensal de produtos;

3. Desenvolver um plano de ação de melhoria para o processo de fabricação dos lanches.





















REFERENCIAL TEORICO:

Essa pesquisa apresenta um estudo na área de alimentação, em que se deseja verificar a necessidade de redução de custos operacionais por meio de reduçãode desperdícios. No desenvolvimento deste referencial aborda-se a ideia de Taiichi Ohno(1.997) para tratar do desperdício de produção nas empresas. Na sequencia o autor J.R Tony Arnold(1.999) servira de base para tratar de pontos importantes na administração de áreas como a de Compras, fundamentos do gerenciamento de Estoques e do Planejamento e Controle de Produção, como instrumentos de reduzirdesperdícios por gestão inadequada.



Os Desperdícios de Produção
Nos sistemas de produção de qualquer empresa, o que se busca é o aumento da produtividade. Em outras palavras, fazer mais com menos. Na visão tradicional, a incorporação de novas tecnologias e de modernos equipamentos, que prometem ser mais rápidos e aumentar o volume de produção, parece ser a solução para todos osproblemas de atrasos e altos custos. Porém, muitas empresas se esquecem do básico, que é atacar os desperdícios no processo produtivo. Estes vilões estão presentes em todos os processos. Alguns são evidentes, outros nem tanto, existindo até mesmo aqueles que se escondem por baixo de paradigmas, de crenças e costumes herdados de outras épocas. Nesse sentido, desperdício deve ser entendido como tudoaquilo que não agrega valor ao produto: nem para o produtor, nem para o consumidor e nem para o mercado. Ao pensar em eliminação total de desperdícios, (Ohno. 1997 p.38) aborda os seguintes pontos:
a) O aumento da eficiência só faz sentido quando está associado à redução de custos. Para obter isso, temos que começar a produzir apenas aquilo que necessitamos usando um mínimo de mão de obra;b) Observe a eficiência de cada operador e de cada linha. Observe então os operadores como um grupo, e depois a eficiência de toda a fábrica (todas as linhas). A eficiência deve ser melhorada em cada estágio e, ao mesmo tempo, para a fábrica como um todo.

Assim, foram identificadas sete categorias de desperdícios na Toyota, como mostra (Ohno. 1997 p.39) sendo elas:...
tracking img