Desorganizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A OCUPAÇÃO DESORGANIZADA NAS CIDADES

Este trabalho propõe uma abordagem de soluções em diversas áreas do conhecimento.
O acesso a moradia continua sendo um dos maiores desafios denosso país. O modelo urbanístico brasileiro praticamente se divide em dois: a cidade oficial (cidade legal, registrada em órgãos municipais) e a cidade oculta (ocupação ilegal do solo). A cidade forada lei, sem conhecimento técnico e financiamento público, é onde ocorre o embate entre a preservação do meio ambiente e a urbanização. Toda legislação que pretende ordenar o uso e a ocupação do solo, éaplicada à cidade legal, mas não se aplica à outra parte, sendo essa a que mais cresce.
Há uma relação direta entre as moradias pobres e as áreas ambientalmente frágeis (beira de córregos, rios ereservatórios, encostas íngremes, mangues, várzeas e áreas de proteção ambiental, APA). Obviamente esses dados são melhor observados nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza,mais em Ji-Paraná a diversos bairros sem o menor apoio de políticas publicas , onde mais da metade da população mora ilegalmente. Infelizmente no Brasil a má gestão do solo, bem como, a ausência de umapolítica habitacional tem levado a esses fatos.
Os invasores passam a ser considerados inimigos da qualidade de vida e do meio ambiente, quando na verdade eles não têm outras alternativas eisso ocorre devido à falta de planejamento urbano
As conseqüências dessas ocupações desorganizadas já são bastante conhecidas: enchentes, assoreamento dos cursos de água devido ao desmatamento eocupação das margens, desaparecimento de áreas verdes, desmoronamento de encostas, comprometimento dos cursos de água que viraram depósitos de lixo e canais de esgoto. Esses fatores ainda sãoagravados pelo ressurgimento de epidemias como dengue, febre amarela e leptospirose entre outras doenças infecto-contagiosas.
Outro fator que está afetando o solo é o mau uso na agricultura, 24...
tracking img