Desobstrução das vias aéreas
O engasgamento é a causa mais comum de obstrução das vias respiratórias, que pode levar a vítima ao óbito se não houver uma intervenção rápida e adequada para remover oagente causador. A obstrução pode ser causada pela língua, pela glote, por hemorragia, por líquidos, por corpos estranhos (restos de alimentos, próteses dentárias, brinquedos, etc.), ou por trauma eenfermidades (câncer, doenças da tireóide).
A obstrução das vias respiratórias causada por corpo estranho, tecnicamente conhecida como “ovace”, é um evento raro. Trabalhos recentes mostram que nosEstados Unidos, o índice de óbito causado por “ovace” é de 1,2 por 100 mil habitantes. Estes dados também são observados em outros países. Compare-se este índice com o de óbito causado por doençascoronarianas, que é de 198 em 100 mil habitantes.
Dados estatísticos atuais mostram que adultos inconscientes apresentam normalmente obstrução sem a presença de um corpo estranho. A incidência de“ovace” é muito menor em adultos quando comparado às crianças. É fundamental entender que as manobras de desobstrução podem salvar a vida através de procedimentos elementares, tais como a compressão abdominal(manobra de Heimlich).





Consciente
Se a vítima estiver consciente (em pé ou sentada), a pessoa que for prestar o socorro deve posicionar-se atrás dela, colocando uma das mãos fechadas naparede abdominal. Com a outra mão espalmada sobre a primeira, deve fazer a compressão, em movimentos rápidos para trás e para cima, repetidamente, até que ocorra a desobstrução ou que a vítima fiqueinconsciente (manobra de Heimlich).


Inconsciente
Neste caso, o socorrista deve deitar a vítima em decúbito dorsal horizontal (barriga para cima). Em seguida, tentar visualizar e retirar com o dedoo agente causador da obstrução. Caso não consiga, é necessária uma intervenção através de procedimentos mais técnicos, que consistem na verificação do pulso e da respiração, devido ao risco de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). desobstruçao de vias aereas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desobstru%C3%A7ao-De-Vias-Aereas/42896404.html

MLA

"desobstruçao de vias aereas" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desobstru%C3%A7ao-De-Vias-Aereas/42896404.html>.

MLA 7

"desobstruçao de vias aereas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desobstru%C3%A7ao-De-Vias-Aereas/42896404.html>.

CHICAGO

"desobstruçao de vias aereas." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desobstru%C3%A7ao-De-Vias-Aereas/42896404.html.