Desnutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desnutrição Energético-Protéica

1- PAíS RICO, POPULAÇÃO POBRE
A desnutrição ainda é, infelizmente, um dos grandes problemas do Brasil. Dados recentes do IBGE mostram que a prevalência de pessoas com desnutrição aguda e primária vem apresentando uma queda nos últimos anos, mas ainda acomete cerca de 11 % das crianças brasileiras e estima-se que os adultos seqüelados pela baixa estatura são daordem de 30% da população. Principalmente a partir dos estudos de Nóbrega e colaboradores, ficou evidente que os desnutridos agudos no Brasil têm duas origens: os miseráveis que não dispõem de recursos algum para alimentação da família e aqueles que embora tenham recursos materiais para atender a demanda nutricional das crianças, não o fazem por não terem o envolvimento e a capacidade pessoalhistórica e básica para suprir os seus filhos. Estes últimos representam 80% ou mais da população gravemente desnutrida internada nas unidades públicas hospitalares.
2- EPIDEMIOLOGIA
A D. E. P. possui importância epidemiológica relevante pois 1/3 da população infantil de países considerados em desenvolvimento apresenta algum grau de desnutrição do tipo primário, resultante da baixa ingestão denutrientes. Além da elevada prevalência, a D. E. P. torna-se, direta ou indiretamente, a principal causa de morbidade e mortalidade nas crianças abaixo de 5 anos, que é o período de maior vulnerabilidade. Isso pode ser explicado pela elevada velocidade de crescimento observada nesta faixa etária, com maiores necessidades energéticas e também pela perda paulatina da imunidade passiva.
Dentre as condutasseguidas na rotina do atendimento pediátrico, a avaliação de sua condição nutricional é um componente fundamental. Esta avaliação deve englobar a pesquisa de exposição a fatores de risco, a análise da alimentação, a pesquisa de sintomas e sinais clínicos de desnutrição e a mensuração das dimensões corpóreas sendo fundamental a tomada rotineira do peso e da estatura da criança e do perímetrocefálico (menor de dois anos).
Existem vários fatores de risco que podem estar relacionados ao aparecimento da D. E. P. , muitos deles de origem ambiental. Sabidamente a prevalência da desnutrição em graus mais intensos é maior quando o nível sócio-econômico da população estudada é baixo. É importante destacar os antecedentes gestacionais e perinatais, particularmente tamanho e peso ao nascer egestação em adolescentes; o ambiente físico, com ênfase no que se refere a saneamento e salubridade- riscos óbvios de morbidade; a situação familiar - composição de núcleo, presença materna e paterna, relacionamento afetivo, estimulação, problemas (etilismo, doenças mentais, instrução, cultura , etceterá); a condição sócio-econômica (escolaridade, profissão, ocupação, renda, número de pessoas que moramjuntas , etceterá). Outros dados importantes na história seriam:
1. a avaliação do estado de proteção vacinal,
2. a HPP, para avaliação de doenças infecciosas anteriores,
3. número de internações a que a criança foi submetida
4. a observação de sintomas que podem estar associados ao baixo ganho ponderal (vômitos, diarréia, traumas etc) para auxiliar nodiagnóstico da desnutrição primária ou secundária.

Na anamnese alimentar é fundamental avaliar os dados quantitativos e qualitativos da dieta e os antecedentes alimentares, com particular ênfase no aleitamento materno e no processo de desmame e alimentação atual, neste caso recorrendo não só a um recordatório dos alimentos ingeridos pela criança no dia anterior, mas, também à avaliação sistemáticados alimentos habitualmente consumidos, incluindo a freqüência e a forma de armazenamento, preparo e administração. Neste último aspecto é importante avaliar o ritual às refeições, daquela criança em particular e da família como um todo. Hábitos inadequados, modismos, crenças e tabus podem, eventualmente, contribuir para uma alimentação inadequada.
Finalmente, deve ser salientado que a...
tracking img