Desnutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Desnutrição
Estabelecer uma definição propriamente dita de Desnutrição não é fácil em virtude principalmente da ampla variação do quadro clínico apresentado pelos portadores. Apesar disso, algunsautores a definem assim:
“Desnutrição é um estado de diferentes graus de intensidade e variadas manifestações clínicas produzido pela deficiente assimilação, pelo organismo, de quantidadesadequadas dos diversos componentes do complexo nutriente (proteínas, hidratos de carbono, gorduras, sais minerais e vitaminas)”. (MARCONDES, 1976:
“Desnutrição é uma doença carencialevolutiva, crônica, exclusivamente vinculada à idade da lactância, que sob o denominador comum da fome, afeta especificamente a nutrição e cujo substrato metabólico reside na alteração da funçãofundamental da célula: o crescimento”. (MARCONDES, 1976: 12)
“Desnutrição é o resultado final da somatória de fatores negativos de uma sociedade, da qual destacamos: falta de interesse governamentalpara a área social e educação; falta de interesse e muitas vezes total alienação da elite da sociedade para os problemas resultantes da condição subumana de importante parcela da nossa população”.(NÓBREGA & ALBA, 1996: 5)
A sinonímia do termo Desnutrição recomendada pela organização Mundial de Saúde (OMS) é má nutrição calórico-proteica. Após citar as definições dos autores sobredesnutrição chegamos à compreensão de que ela é um estado crônico de carência calórico-proteica em que o organismo interrompe sua evolução normal com prejuízos bioquímicos, funcionais e anatômicos, tudo issocausado, também, por condições sub humanas de sobrevivência.

1.2. Principais fatores responsáveis pela desnutrição infantil.

A desnutrição é o fator principal de contribuição para a altamorbidade e mortalidade infantil nos paises subdesenvolvidos. Não há estimativas suficientes e precisas sobre a incidência e prevalência da desnutrição. Poucas partes do mundo têm estatísticas...
tracking img