Desnutrição infantil

Páginas: 10 (2463 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
FACULDADE LITERATUS – UNICEL

SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA

MANAUS-AM
OUTUBRO/2011

FACULDADE LITERATUS – UNICEL

6ENF09N

Carlos Henrique Almeida

DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA

Trabalho requisito como complementação de nota parcial de avaliação da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente em Enfermagem, sob orientação do (a) Prof.(a) Elcimara.

MANAUS-AM
OUTUBRO/2011

INTRODUÇÃO

A desnutrição constitui um problema universal de Saúde Pública. É uma patologia multifatorial, podendo ser desencadeada por uma baixa ingestão alimentar associada à pobreza e/ou a infecções, afetando principalmente as crianças abaixo de cinco anos de idade. Existem vários tipos de desnutrição, a simples carência de vitamina D pode resultar emum tipo de desnutrição, o raquitismo. Neste trabalho será enfatizada a Desnutrição Energético-Protéica (DEP), e dentro desta os seus tipos: Marasmo, Kwashiorkor, e sua manifestação intermediária (Kwashiorkor-Marasmático).

DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA
Agravo desencadeado por uma má-nutrição, na qual são ingeridas quantidades insuficientes de alimentos ricos em proteínas e/ou energéticos aponto de suprir as necessidades do organismo. A desnutrição pode originar-se de forma:
Primária: baixo nível sócio-econômico - pobreza, privação nutricional, más condições ambientais levando a infecções e hospitalizações frequentes, baixo nível educacional e cultural, negligência, falta de amamentação, privação afetiva. Neste caso a correção da dieta bastará para que se obtenha a cura.Secundária: apesar de haver oferta existem outros fatores que impedem a ingestão e absorção dos alimentos - má-absorção, estenose do piloro, ou aumentam a sua necessidade - hipertireoidismo. Sua evolução estará na dependência da doença que a ocasionou.
Mista: situação em que os dois mecanismos estão envolvidos.
A baixa ingestão energética leva o organismo a desenvolver mecanismos de adaptação: queda daatividade física em comparação com crianças normais; parada no crescimento (falta de ganho de peso e altura) e alteração da imunidade.
A desnutrição pode ser classificada por diversos critérios, porém no Estado de São Paulo,utiliza-se percentis (valores que dividem o conjunto ordenado de dados obtidos em 100 partes iguais). Os percentis de corte escolhidos foram 10 e 90. Assim, considera-se normalvalores compreendidos entre os dois.
A gravidade da desnutrição também pode ser classificada segundo critérios de Gomez, em 1º, 2º e 3º graus, conforme a perda de peso apresentada pela criança.
Desnutrição de 1º grau ou leve - o percentil fica situado entre 10 e 25% abaixo do peso médio considerado normal para a idade.
Desnutrição de 2º grau ou moderada - o déficit situa-se entre 25 e 40 %.Desnutrição de 3º grau ou grave - a perda de peso é igual ou superior a 40%, ou desnutridos que já apresentem edema, independente do peso.
Em termos populacionais há um predomínio da desnutrição de 1º grau, onde o organismo adapta-se à uma alimentação abaixo de suas necessidades, que, em geral, predomina por toda vida. Com isso, há uma parada no crescimento. É por isso que "em estudospopulacionais a estatura é tão valorizada, sendo encarada como indicador do estado nutricional atual ou, principalmente, pregresso" . Estudos já comprovaram que as camadas mais pobres da sociedade têm uma alimentação geralmente equilibrada, sob o aspecto qualitativo, porém em quantidade insuficiente.
Existem algumas pesquisas relatando que a desnutrição grave pode ser decorrência de falta de vínculomãe-filho que levam a mãe a descuidar da criança a ponto de por sua vida em perigo. Estabelecem uma associação entre o grave déficit nutricional e vínculo inseguro e desorganizado entre mãe-filho. Porém esta mãe normalmente não recebeu carinho em sua infância, com isso não consegue ofertar ao filho. Acha-se incapaz, que seu leite é fraco e tem baixa auto-estima. Assim, acreditam ser desnecessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desnutrição Infantil
  • Desnutrição Infantil
  • Desnutrição infantil
  • desnutrição infantil
  • Desnutrição infantil
  • Desnutrição infantil
  • Desnutrição infantil
  • Desnutrição infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!