Desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Filme: Desmundo
Mais uma vez tem-se uma significativa contribuição da literatura para a história tradicional. O filme Desmundo (2003), de Alain Fresnot, homônimo da obra de Ana Miranda,retrata a realidade do Brasil de 1570. Nessa época, desbravadores portugueses tinham a missão de explorar a recente descoberta, dominar o povo gentio e estabelecer produção. O filme explora váriasquestões acerca do contexto da época como (linguagem, religiosidade, sexualidade, obediência, fidelidade), que serão focalizadas, principalmente, na narrativa da personagem Oribela, uma das órfãs que sãotrazidas de Portugal numa caravela, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de se casarem com os cristãos portugueses que ali se encontravam.
Através dessa personagem nos deparamos com ouniverso da existência feminina, da religiosidade, do amor, da sexualidade. Todos esses sentimentos estão expostos na personalidade dela e nos permite conhecer as estruturas mentais construídasculturalmente à época, seja da igreja, seja da sociedade patriarcal. A mulher deveria ser obediente ao seu esposo sem apresentar qualquer tipo de comportamento desaprovável, dentre outras atitudes que submetiam amulher a uma verdadeira humilhação e abdicação de suas vontades e opiniões. Essas atitudes encontraram também na religião, que determinava como deveria ser o papel feminino na sociedade.
A própriaOribela internaliza e reproduz as vozes do discurso religioso a revelarem como ela deveria se comportar. Nota-se, entretanto, um profundo embate entre o que ela ouvia e aquilo que se recusava aaceitar. A passagem que prepara as jovens para o casamento próximo, ditando as cautelas que devem tomar e como serão suas vidas a partir de então, faz com que Oribela revolte-se diante de tantas interdiçõesa que seria submetida. Prostar-se em oração com os joelhos sobre milhos, ferindo até sangrar, configura como uma penitência que poderia livrá-la do purgatório eterno. Outro traço bastante marcante...
tracking img