Desmundo- Ofilme

7138 palavras 29 páginas
RESUMO
O texto discute a relação de corpo e espírito em um Brasil de 1500 a partir do ponto de vista de Oribela, uma jovem órfã que enfrenta em seu pensamento e em suas ações o poder de uma sociedade patriarcal.
Palavras-chave
Desmundo; corpo; espírito; poder; Brasil colônia.
ABSTRACT
The text discusses the relationship of body and spirit in one of Brazil in 1500 from viewpoint of Oribela, a young orphan who faces in his thinking and his actions in the power of a patriarchal society.
Keywords:
“Desmundo; body; spirit; power; colonial Brazil.

"Te aquieta em teu destino, Oribela, que estás no céu e não sabes"
(MIRANDA, 1996, p. 65).

Desmundo é uma obra que começa numa noite estrelada e, através de seu enredo, pretende-se, neste ensaio, desvendar a figura e as significações do corpo e do espírito. Nesta estória há sete órfãs portuguesas que vêm forçadas ao Brasil de 1500 com a finalidade de se casar com portugueses que pretendem perpetuar a raça branca e europeia, uma vez que as nativas estavam reproduzindo mestiços não aceitos pelo padrão europeu.
Dentre essas órfãs submissas há Oribela, uma menina que pensa à frente de suas semelhantes. Além disso, há povos em guerras, o desamparo das figuras femininas, o conflito entre seres diferentes e também a intolerância religiosa – são todos elementos que fazem parte do enredo. Há também contrastes, ou seja, linhas
Joana Mieres Valente é licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do
Rio Grande (FURG) e mestranda em Letras, área de concentração em História da Literatura, pela mesma universidade. joana.mieres@gmail.com 1

48
Revista Iluminart – ISSN : 1984-8625 – Número 5 – Agosto de 2010 - IFSP – Campus
Sertãozinho

tênues que separam a realidade e o sonho, a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio, a virtude e o pecado, além do primordial para este ensaio: o contraste entre o corpo e o espírito.
Ao trabalhar a parte plástica do livro, já se nota uma relação de

Relacionados

  • Vcdhh
    306 palavras | 2 páginas
  • resenha filme desmundo
    408 palavras | 2 páginas