Desmatamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O desmatamento pode ser feito de duas maneiras: através do corte de árvores ou por queimadas. Perdendo a cobertura vegetal, o solo fica vulnerável a chuvas e ventos.

O desmatamento éuma das piores ações do homem, pois através dele o aquecimento global vem piorando, causando, dessa forma, a morte de diversas espécies animais e vegetais.

A extração predatória damadeira, a pecuária intensiva e a expansão das lavouras de soja; destroem todos os anos cerca de 25.000 km² de mata amazônica.

Desmatamento contribui para o esgotamento das fontes de águanatural prejudicando o abastaceminto, deixa o solo sem proteção das raízes das árvores impedindo a erosão.

O desmatamento ocorre para o plantio, a criação de gado, para acormecialização de madeira, para moradias, etc.
Queimadas
As queimadas prejudicam o solo, pois alem de destruir toda a vegetação, o fogo também acaba com nutrientes e com os minúsculos seres(decompositores) que atuam na decomposição dos restos de plantas e animais.
Como surge o fogo?
Para ocorrer o fogo é necessário que um materialcombustível(papel,folhas,álcool,gasolina,tecidos,etc.) aumente sua temperatura devido ao calor,sendo indispensável a presença do ar.
Além do custo ecológico, os incêndios contribuem para intensificar o efeito estufa.

O desmatamentotambém modificará o equilíbrio entre a evaporação e o fluxo de calor convectivo de uma forma complexa das plantas ao clima e a água disponível no solo.
A devastação florestal interfere naflora, contribui para a poluição da água, do ar, das chuvas ácidas, do efeito estufa e a comercialização ilegal de madeiras nobres.
Existem ONGs que lutam para o fim deste citado, porexemplo o Greenpeace, que aliás pede fim da desregulamentação do comércio internacional de produtos florestais.
O Brasil é o recordista em desmatamento no mundo, de acordo com o WWF.
tracking img