Desmatamento da amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de educação, ciências e tecnologia de Pernambuco

Arthur Felipe Rodrigues dos Santos

Desmatamento da Amazônia é o segundo maior da história
 

Recife-PE
2012

Arthur Felipe Rodrigues dos Santos

Desmatamento da Amazônia é o segundo maior da história

Relatório da disciplina informática básica de acordo com as normas da ABNT

Brena Maroja

Recife-PE
2012Resumo

Desmatamento da Amazônia é o segundo maior da história

Os desmatamentos na desde 1988, o Instituto de Pesquisas Espaciais, Inpe, tem realizado um trabalho de monitoramento na Floresta Amazônica que revela estimativas, em km2, da área devastada nessa região. E o último levantamento, efetuado entre 2003 e 2004, mostrou a segunda maior taxa: a área desmatada atingiu 26.130 km2, um aumentode 6,23% em relação ao valor obtido em anos anteriores (e maior até mesmo que o esperado pelo Ministério do Meio Ambiente, que seria de 2%).
Para se ter uma idéia do tamanho da devastação, o território afetado equivale à área do estado de Alagoas. E, infelizmente, existem dados ainda mais assustadores: segundo cálculos do Inpe, até a última estimativa, já foram desmatados cerca de 680 mil km2 daAmazônia (18% do total da área da floresta).



Sumário

1. Introdução 05
2. Desenvolvimento 06
3. Conclusão 09
4. Anexos 10
5. Referências 11

Introdução

Neste relatório será abordado o desmatamento na Amazônia, irei falar sobre os estudos relacionados ao desmatamento. O objetivo deste relatório é revelar todos os estudos e as questões relacionados comfloresta Amazônia, também a evolução que aconteceu para o desmatamento, o monitoramento da mata e todos os novos vilões. Espero que consiga passar.

O desmatamento da Amazônia
Os estados que continuam tendo um crescimento considerável nesse índice são Mato Grosso e Rondônia. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, citou como principal causa do desmatamento o crescimento econômico. Nesses doisestados, que sobrevivem principalmente da agricultura, a ministra lembrou da expansão do setor agrícola — especialmente da produção de soja —, que teria sido o grande responsável para alta taxa.professora adjunta da saúde pública na Universidade Temple.

Nos seus estudos sobre o quanto comem as crianças quando confrontado com entradas normais ou com excesso de quantidade, Fisher descobriu que apercepção social e cultural de "o quanto é suficiente" de uma família também influencia o discernimento do que é uma porção equilibrada nas crianças.
"Ao verem uma grande quantidade de comida na sua frente, as crianças, mas também os adultos, são levados a acreditar que alguém decidiu que esta porção é a quantidade certa a comer", afirma a investigadora.
A evolução da área desmatada
Odesflorestamento na Amazônia se iniciou há anos, quando os colonizadores chegaram ao nosso território. As madeiras, especiarias e metais preciosos que o imenso território recém-descoberto oferecia trouxeram para cá inúmeros grupos, que aqui se instalaram. Desde então, temos quilômetros e quilômetros de devastação em nossa principal floresta.
Mas quais são as razões para que esse desmatamento continueaumentando?

O crescimento econômico em 2004 foi a grande alavanca, impulsionado pelo aumento do consumo interno de madeira, principalmente na construção civil, e pela exportação de muitos produtos, especialmente madeira, soja e carne (além de frutas, condimentos, gomas, óleos, cera, mel, borracha, medicamentos e combustíveis). E o que se nota é que o problema não está mais só no chamado “Arco doDesmatamento” — que se estende do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre —, mas está ampliando-se por causa da exploração e do comércio de madeira, pastagens e grãos para exportação. Ou seja, não se trata mais de uma frente de desmatamento de pequena escala, provocada por colonos que se instalaram em áreas remotas, mas, sim, de grandes áreas de floresta que...
tracking img