Desmatameno

1137 palavras 5 páginas
DESMATAMENTO
TRABALHO APRESENTADO À FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA COMO PARTE DA DISCIPLINA DO PROJETO INTEGRADOR I.
ORIENTADOR (A): TATIANA BERBER TEIXEIRA SALUM

UBERABA-MG
2011
INTRODUÇÂO:
Desmatamento é a remoção ou destruição de grandes áreas de floresta ou floresta tropical. Ele acontece por muitas razões, como exploração madeireira ilegal, agricultura, desastres naturais, urbanização e mineração. Há diversas maneiras de remover florestas -- queimadas e o corte de árvores são dois métodos. Ainda que o desmatamento aconteça em todo mundo, atualmente, ele é uma questão especialmente crítica nas florestas tropicais da Amazônia, já que a única grande floresta ainda em pé no mundo. Lá, as espécies de plantas e animais que elas abrigam vêm desaparecendo em ritmo alarmante. Em agosto de 2008, por exemplo, especialistas mediram a destruição de floresta na Amazônia em 756 quilômetros quadrados, o equivalente a metade do território da cidade de São Paulo.
Os efeitos do desmatamento são duradouros e devastadores. Espécies inteiras de insetos e animais desaparecem devido à destruição de seus habitats. O desmatamento pode causar também inundações catastróficas. E os cientistas consideram que o desmatamento tem efeito significativo sobre as alterações climáticas ou aquecimento global. (fonte: folha Online) Os cientistas vêm encontrando mais e mais conexões entre o desmatamento e o aquecimento global. As emissões de carbono criadas por quatro anos de desmatamento equivalem às emissões de todos os voos de aviões ao longo da História, até o ano 2025 (fonte: New York Times). Vamos aplicar lógica simples: árvores absorvem dióxido de carbono. Assim, menos árvores querem dizer mais dióxido de carbono no ar. Mais dióxido de carbono quer dizer efeito-estufa mais intenso, o que resulta em aquecimento global.
Outra preocupação quanto ao desmatamento é a redução da biodiversidade. As florestas tropicais, supostamente as maiores vítimas de desmatamento, cobrem apenas 7%

Relacionados

  • Desmatameno 2014
    604 palavras | 3 páginas