Desmatameno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESMATAMENTO
TRABALHO APRESENTADO À FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA COMO PARTE DA DISCIPLINA DO PROJETO INTEGRADOR I.
ORIENTADOR (A): TATIANA BERBER TEIXEIRA SALUM

UBERABA-MG
2011
INTRODUÇÂO:
Desmatamento é a remoção ou destruição de grandes áreas de floresta ou floresta tropical. Ele acontece por muitas razões, como exploração madeireira ilegal, agricultura, desastres naturais,urbanização e mineração. Há diversas maneiras de remover florestas -- queimadas e o corte de árvores são dois métodos. Ainda que o desmatamento aconteça em todo mundo, atualmente, ele é uma questão especialmente crítica nas florestas tropicais da Amazônia, já que a única grande floresta ainda em pé no mundo. Lá, as espécies de plantas e animais que elas abrigam vêm desaparecendo em ritmo alarmante. Emagosto de 2008, por exemplo, especialistas mediram a destruição de floresta na Amazônia em 756 quilômetros quadrados, o equivalente a metade do território da cidade de São Paulo.
Os efeitos do desmatamento são duradouros e devastadores. Espécies inteiras de insetos e animais desaparecem devido à destruição de seus habitats. O desmatamento pode causar também inundações catastróficas. E os cientistasconsideram que o desmatamento tem efeito significativo sobre as alterações climáticas ou aquecimento global. (fonte: folha Online)
  Os cientistas vêm encontrando mais e mais conexões entre o desmatamento e o aquecimento global. As emissões de carbono criadas por quatro anos de desmatamento equivalem às emissões de todos os voos de aviões ao longo da História, até o ano 2025 (fonte: New YorkTimes). Vamos aplicar lógica simples: árvores absorvem dióxido de carbono. Assim, menos árvores querem dizer mais dióxido de carbono no ar. Mais dióxido de carbono quer dizer efeito-estufa mais intenso, o que resulta em aquecimento global.
Outra preocupação quanto ao desmatamento é a redução da biodiversidade. As florestas tropicais, supostamente as maiores vítimas de desmatamento, cobrem apenas 7%da superfície do planeta Terra. No entanto, dentro dessa área vivem mais de metade das espécies de plantas e animais da Terra. Algumas dessas espécies só vivem em áreas pequenas e específicas, o que as torna especialmente vulneráveis à extinção. À medida que a paisagem se altera, algumas plantas e animais se tornam simplesmente incapazes de sobreviver. Espécies que variam de pequenas flores agrandes orangotangos estão sob ameaça ou se extinguiram. Os biólogos acreditam que a chave para a cura de muitas doenças está na biologia dessas plantas e animais raros, e que a preservação é crucial [fonte: Lindsey].
A erosão do solo, embora seja um processo natural, se acelera em caso de desmatamento. As árvores e plantas agem como barreira natural que desacelera a queda da água quando esta deixa aterra. As raízes firmam o solo e impedem que a terra solta seja arrastada. A ausência de vegetação faz com que a terra superficial passe por mais erosão. É difícil para as plantas crescer  no solo menos nutritivo que permanece.
Porque as árvores liberam vapor de água na atmosfera, menos árvores significa menos chuva, o que perturba o nível superficial de água. Uma redução no nível superficial deágua pode ser devastadora para os agricultores, que não conseguem manter suas safras vivas em terra tão seca [fonte: USA Today].
Mostrar como o desmatamento causa prejuízos a saúde e a biodiversidade.
O desmatamento só vem acarretar problemas a nossa saúde, porem o lucro para as madeireiras ilegais é altíssimo.
Desenvolvimento:
O trafico de madeira ilegal os culpados na maioria das vezessomos nos mesmo, pois essa madeira muita das vezes somos nos quem a compramos.
O desmatamento no Brasil é um fenômeno historicamente semelhante ao do resto do mundo, fruto da desenfreada atividade humana. É só lembrar que o país tem esse nome, graças à árvore Pau-Brasil, que, na época do descobrimento, era matéria-prima importante para móveis e corantes. E que, hoje, limita-se a crescer em...
tracking img