Deslorestacao

1022 palavras 5 páginas
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português e tem como principal objectivo dar a conhecer um pouco sobre a desflorestação.
Vamos mencionamor causas da desflorestação no Mundo, na Europa e em Portugal, assim como citamos algumas formas de proteger a floresta.
O que é a desflorestação?
A desflorestação é o resultado de uma intervenção sistemática e plurissecular do Homem no meio ambiente, visando a dominação da natureza.
A desflorestação do nosso pais, iniciou-se no Neolítico, à cerca de 7500-8000 anos, com o invenção da agricultura e a domesticação de animais.
A desflorestação
Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais, quentes e húmidas. As gigantes árvores, os arbustos e as ervas fornecem alimentos e habitat a elevado número de animais. Por vezes, existiam nesses locais tribos que recolhiam da floresta apenas o que precisam e não provocavam estragos.
Os seres vivos respiram dióxido de carbono e as plantas, àrvores, etc transformam-no em oxigénio, contribuindo para que haja vida. Por isso é que chamamos-lhes os pulmões do Mundo.
Grande parte das florestas a nível mundial foram destruídas e apenas um quinto do total permanece intacto. O Homem começou com o ato chamado desflorestação há cerca de 10 000 anos, quando surgiu a agricultura.
As maiores árvores do Mundo existem na América, as sequóias.
Quase metade da floresta mundial é tropical e a restante localiza-se nas regiões temperadas.
As florestas armazenam cerca de 40% do carbono na atmosfera terrestre global e a desflorestação tem contribuido para uma aumento de cerca de 30% de dióxido de carbono na atmosfera nos últimos 150 anos.
Os fogos florestais são uma das grandes causas de emissão de CO2 para a atmosfera. A acção do Homem sobre a floresta consiste essencialmente na desflorestação assumindo, nas últimas décadas, proporções muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestação, uma grande parte das 50 a 90% das espécies

Relacionados