Desiometria ossea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências

Avaliação de Tecnologias em Saúde

Densitometria Óssea

- atualização do parecer de dezembro/04 -

Canoas, junho de 2010.

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Revisão da Literatura e Proposição da Recomendação: Dr. Fernando H.Wolff, Dra. Michelle Lavinsky, Dr. Jonathas Stifft e Dra. Mariana Vargas Furtado ConsultoresMetodológicos: Dr. Luis Eduardo Rohde e Dra. Carísi Anne Polanczyk Médico Consultor em Endocrinologia: Dra. Themis Zelmanovicz Coordenador: Dr. Alexandre Pagnoncelli

Cronograma de Elaboração da Avaliação

Reunião do Colégio de Auditores: escolha do tópico para avaliação e perguntas a serem respondidas.
Início dos trabalhos de busca e avaliação da literatura. Análise dos trabalhos encontrados eelaboração do plano inicial de trabalho. Reunião da Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências para análise da literatura e criação da versão inicial da avaliação. Elaboração do protocolo inicial da Avaliação. Reunião da Câmara Técnica com Médico Especialista e Auditor para apresentação dos resultados e discussão. Revisão do formato final da avaliação: Câmara Técnica, Médico Especialista eAuditor. Encaminhamento da versão inicial das Recomendações para os Médicos Auditores e Cooperados. Apresentação da Recomendação na reunião do Colégio de Auditores. Encaminhamento e disponibilização da versão final para os Médicos Auditores e Médicos Cooperados.

MÉTODO DE REVISÃO DA LITERATURA

Estratégia de busca da literatura e resultados 1. Busca de avaliações e recomendações referentes aouso da densitometria óssea elaboradas por entidades internacionais reconhecidas em avaliação de tecnologias em saúde:
National Institute for Clinical Excellence (NICE) Canadian Agency for Drugs and Health Technology Assessment (CADTH) National Guideline Clearinghouse (NGC) Health Technology Assessment – (HTA – NHS) 2. Busca de revisões sistemáticas e meta-análises (PUBMED, Cochrane e Sumsearch). 3.Busca de ensaios clínicos randomizados que não estejam contemplados nas avaliações ou meta-análises identificadas anteriormente (PUBMED e Cochrane). Havendo meta-análises e ensaios clínicos, apenas estes estudos serão contemplados. Na ausência de ensaios clínicos randomizados, busca e avaliação da melhor evidência disponível: estudos não-randomizados ou não-controlados. 4. Identificação eavaliação de protocolos já realizados por comissões nacionais e dentro das UNIMEDs de cada cidade ou região.

Serão considerados os estudos metodologicamente mais adequados a cada situação. Estudos pequenos já contemplados em revisões sistemáticas ou meta-análises não serão posteriormente citados separadamente, a menos que justificado. Apresentação da Recomendação: Descreve-se sumariamente a situaçãoclínica, a tecnologia a ser estudada e a questão a ser respondida, discutem-se os principais achados dos estudos mais relevantes e com base nestes achados seguem-se as recomendações específicas. Quando necessário são anexadas classificações ou escalas relevantes para utilização mais prática das recomendações. Para cada recomendação, será descrito o nível de evidência que suporta a recomendação,conforme a tabela abaixo:

Graus de Recomendação A Resultados derivados de múltiplos ensaios clínicos randomizados ou de metaanálises ou revisões sistemáticas B Resultados derivados de um único ensaio clínico randomizado, ou de estudos controlados não-randomizados C Recomendações baseadas em séries de casos ou diretrizes baseadas na opinião de especialistas.

DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA A densitometriaóssea ou absorciometria por raio X com dupla energia (dualenergy X Ray absorptiometry) é considerada o padrão-ouro para a avaliação da densidade mineral óssea e para o diagnóstico de osteoporose. 1 A radiação oriunda de dois tubos de raio-X atravessa os ossos, sendo absorvida com atenuação tanto maior quanto mais denso for o osso. A quantidade de radiação que não é absorvida é detectada,...
tracking img