Desinformação e inacessibilidade no atendimento de pacientes nas zonas rurais de Cachoeira-Ba.

2796 palavras 12 páginas
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS:
Desigualdades Sociais e Políticas de Desenvolvimento Territorial.

Anteprojeto de Mestrado

Gestão Pública e Políticas de Saúde
Desinformação e inacessibilidade no atendimento de pacientes nas zonas rurais de Cachoeira-Ba.

Allan Jacks S. L. Silva

Cachoeira-Ba
2010.2
Apresentação/Justificativa

Este projeto visa ponderar, do ponto de vista das políticas de saúde e gestão pública, a desinformação e inacessibilidade no atendimento de pacientes nas unidades básicas de saúde das zonas rurais de Cachoeira, Bahia. Trata-se de um estudo que será realizado na zona rural do referido município e abrangerá dois distritos e seus respectivos sub-distritos, abrangendo as seguintes localidades: Distrito do Iguape - Opalma, S. Francisco do Paraguaçu, Tabuleiro da Vitória e Santiago do Iguape. No distrito de Belém - Vila de Belém, Murutuba, Alecrim, Saco, Tibiri e Capoeiruçu, totalizando aproximadamente 10 unidades básicas de saúde da família responsáveis por atender cerca de dezoito mil habitantes.
Essas localidades rurais são constituídas de uma expressiva população idosa, a maioria negra. Percebe-se que parte dessa população é portadora de doenças cardiovasculares, arteriais e diabetes. Além dessas patologias, verifica-se igualmente deficiência sanitária, desnutrição, doenças infecto - contagiosas e parasitárias, que acometem principalmente a população jovem.
Segundo o Ministério da Saúde, cada médico deve atender 16 pessoas no turno de 04 horas por unidade, sendo cada atendimento com duração máxima de 15 minutos. Entretanto, verifica-se um déficit significativo de médicos, agentes comunitários e técnicos de enfermagem. Essas deficiências estendem-se na infra-estrutura do atendimento. A maioria dos acessos para as unidades de saúde é precária e desorganizada. As estradas vicinais dificultam o acesso dos agentes comunitários de saúde às localidades para cadastramento e

Relacionados