Desinfecção e esterilização de artigos médico hospitalares

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Prata - PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA- EPP
END.:ESTRADA DO AJOÁ, 1069 - LARANJEIRAS - CEP 07700-000 CAIEIRAS/SP
TEL: (0**11) 4441-8087- 4899-4176 - FAX: 4441-0634
comercial@prataodont.com.br - www.prataodont.com.br

PRÉ DESINFECÇÃO
Para este processo o profissional responsável deve estar devidamente equipado com os artigos de proteção ( luvas, máscaras, óculos, gorros, aventais, botas, etc). Deve-se também utilizar soluções químicas desinfetantes que são ativas em contato com matéria orgânica.
Evite misturar soluções diferentes e jamais utilizar hipoclorito de sódio em artigos metálicos.
Após a pré-desinfecção que pode durar de 10 a 30 minutos ( dependendo da solução utilizada ), é realizada a lavagem das peças, que pode ser manual ou com equipamento apropriado.

LIMPEZA

Aágua representa o item mais importante em todo o processo, em razão da variedade de tratamento que recebe e que difere de um município para outro.
A água utilizada normalmente acaba recebendo uma grande concentração de cloreto de sódio, pela ação do íon cloro, o aço inoxidável tem sua resistência à corrosão diminuída, podendo aparecer “pontos de corrosão” e fissuras nas áreas de tensão,ocasionando a quebra do instrumento. Ainda nesta mesma água há presença de íons de metais pesados como ferro, cobre, maganês, etc., que “grudam” no instrumento provocando o aparecimento de manchas coloridas, marrons, azuladas ou com as cores do arco-íris. Apesar de se tratar de uma alteração superficial não pode ser considerado de imediato um “processo de corrosão”.
A única maneira de evitar essesproblemas seria utilizar água deionizada, desmineralizada ou destilada.

PRÉ LAVAGEM

O banho em água aquecida durante 15 minutos deve ser iniciado o mais rápido possível. Assim que forem desinfetados devem ser submetidos em água quente (quanto maior a demora mais dificuldade se terá para remover os resíduos fixados aos instrumentos).

A temperatura da água para esta imersão deve estar entre 40º e45º C. Se a temperatura estiver acima acabará causando a coagulação de proteínas contidas no sangue e nos resíduos tissulares e estes se fixarão no instrumento dificultando a remoção.

LAVAGEM

Independente dos instrumentos serem novos ou usados deve-se lavá-los antes de serem esterilizados, como segue abaixo:
1º Preparação
Separar os instrumentos mais delicados visando sua preservação aocolocá-los na cuba de lavagem nunca misturá-los com instrumentos mais pesados.
Manusear poucos instrumentos de cada vez, não manusear uma quantidade de instrumentos de uma só vez, além de precisarem de uma manipulação delicada deve-se separá-los em quantidades pequenas, principalmente ao serem colocados na cuba de lavagem, lembrando que os instrumentos que estão embaixo não devem ser pressionadoscom o peso dos que estão em cima.
Abrir todos os instrumentos articulados tais como tesouras, pinças, porta agulhas, etc., estes devem ser colocados em posição aberta com exceção aos instrumentos atraumáticos cujo delicado denteado requer maior cuidado. Os instrumentos maiores ( ex: afastadores, etc. ) e os desmontáveis devem ser tratados separadamente e totalmente desmontados.

2º Lavagem ManualEste é o processo mais usado na limpeza dos instrumentos e alguns pontos merecem mais atenção.
Escovamento – escovar peça por peça sob água morna com uma escova de cerdas de nylon usando sabão neutro ou detergente. O movimento de escovamento das partes serrilhadas deve seguir a linha das serrilhas.
Nunca utilizar produtos de limpeza abrasivos ( ex: palhas ou esponjas de aço ), pois além demarcar e ocasionar microfissuras, favorecerão o aparecimento de corrosão.
Detergentes – Durante o processo de escovamento o ideal seria usar sabão neutro ou solução detergente cujo pH seja neutro.
Existem também os desincrostantes, que são detergentes mais concentrados e que freqüentemente atacam os metais provocando oxidação. No caso destas soluções que contém alto teor de cloreto resulta-se em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais métodos de esterilização e desinfecção de materiais odonto-médico-hospitalares
  • Reprocessamento de artigos medicos hospitalares
  • esterilizaçao e desinfecção
  • Esterilização e desinfecção
  • desinfecção e esterilização
  • desinfecção e esterilização
  • Esterilização e desinfecção
  • Desinfecção e Esterilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!