Desigualdade e realidade do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

PLACIDA DE FATIMA MARQUES









DESIGUALDADE E REALIDADES DO BRASIL


















São José dos Campos
2011



PLACIDA DE FATIMA MARQUES











DESIGUALDADE E REALIDADES DO BRASIL

















Trabalhoapresentado ao Curso (serviço social)







São José dos Campos

2011

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 5

DESENVOLVIMENTO 6, 7, 8, 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11


INTRODUÇÃO


Vivemos em um mundo onde, torna-se necessário reaprender a conviver com a diversidade, que será a característica do mundo futuro. estas diferençasbaseiam-se em muitos aspectos sociais, economicos e culturais, caracterizando a desigualdade social.

O filme “Central do Brasil”, retrata a vida de Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinicius de Oliveira)

.Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas, na maior estação de trens do Rio de Janeiro,”Central do Brasil”. Ele, um garoto pobre, que comoito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viajem ao Nordeste para conhecer seu pai. O trabalho, luta pela sobrevivência,violencia, execução de menores, analfabetismo,impunidade.

Josué, que após uma fatalidade perde a mãe e fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido.Josué quase foi vitima de tráfico de orgaos para o exterior, e para reparar o erro, Dora, teve que resgatar o garoto e fugir.

Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco.

O filme “Central do Brasil” mostra uma realidade marcada pelas desigualdades sociais, (competição pelomercado de trabalho,tráfico,assalto,corrupção, suborno, e desemprego) retratando várias situações vividas por imigrantes brasileiros que sofrem com a desestruturação familiar, separação e a degradação social.

Este trabalho tem o objetivo de, a realidade do Brasil, mostrada no filme Central do Brasil, comtemplando os seguintes conteudos:

.
• Conceituar identidades de doispersonagens do filme utilizando argumentos de cunho da Antropologia e Psicologia.
• Fazer uma análise do processo histórico social das diferenças regionais apresentadas pelo filme.
• Apresentar a questão social da população em vulnerabilidade social frente às conseqüências do capitalismo.


• Criar uma relação com as condições da realidade regional de nossa sociedade no municipio de SãoJosé dos Campos.




O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, mais pobre e mais sofrida.




DESENVOLVIMENTO



O filme Central do Brasil, retrata diversos tipos de pessoas, de todos os lugares doBrasil e com culturas de todos os tipos vindas em busca de melhores condições de vida.

Dora é uma pessoa de seus 60 e pouco anos, mau humorada, solitária,um tanto rispida, de pouca vaidade, se veste de maneira simploria, onde mostra não se preucupar em ser atraente para ninguem; nunca se casou; optou pela malandragem como forma de sobrevivência e não se arrepende.

Apersonagem Dora, uma professora aposentada, sem valores, sem ética, que pensava apenas em sua sobrevivência aproveitando-se da ingenuidade das pessoas que acreditavam que ela escrevia e postava as cartas;

Cartas estas, em que as pessoas expressavam suas emoções e sentimentos, palavras doces, amargas, sinceras, simples e verdadeiras, uma espécie de confessionário público um depósito...
tracking img