Desigualdade socioeconomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE TRABALHO E A DESIGUALDADE SÓCIOECONOMICA

SÃO PAULO
2013

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ECONÔMIA 5
Economia do Trabalho 5
SOCIOLOGIA 6
Sociologia econômica 7
ÍNDICE GINI 8
MERCADO DE TRABALHO 9
O Novo Mundo do Trabalho: Oportunidades e Desafios para o Presente 10
A Mulher no Mercado de Trabalho 12
As Transformações no Conteúdo do Trabalho e nas Formas de Emprego 14
OTrabalhador dos Serviços e a Nova Economia 16
O Trabalhador Industrial e a Fábrica do Futuro 19
Transformações no mercado de trabalho e desigualdade social no brasil 21

INTRODUÇÃO

Economia brasileira
A partir de 2004, a economia brasileira iniciou um processo de reversão de um quadro negativo que a assolava por quase duas décadas e meia, marcado, fundamentalmente, por baixas taxas decrescimento econômico, por uma desestruturação do mercado de trabalho e por uma ampliação das desigualdades socioeconômicas. Entre 2004 e 2008, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variaram de 3,2% a 6,1%, perfazendo uma expansão média anual de 4,8%. Como contrapartida, o mercado de trabalho apresentou uma sensível melhora, expressa por uma diminuição das taxas de desemprego, por umaampliação dos empregos formais e da formalização dos vínculos empregatícios e por uma elevação da renda real dos trabalhadores, acompanhada de uma diminuição de suas desigualdades distributivas.
O ano de 2009 trouxe consigo uma desaceleração expressiva da economia brasileira, que assinalou uma pequena variação negativa de 0,3%. Não obstante a vigorosa recuperação verificada no ano seguinte, de7,5%, em 2011 a economia brasileira voltou a assinalar um crescimento econômico tímido, de 2,7% (o crescimento médio do triênio foi de apenas 3,3%).
Todavia, o mercado de trabalho brasileiro foi pouco atingido: o movimento de queda da taxa de desemprego, brevemente interrompido em 2009, foi retomado no ano seguinte; a formalização não sofreu solução de continuidade, enquanto os saláriosmantiveram-se ascendentes no período em questão.
Economia do Trabalho
A economia do trabalho procura entender o funcionamento do mercado e a sua dinâmica relacionada ao trabalho. Os mercados de trabalho funcionam através das interações entre trabalhadores e empregadores. A economia do trabalho observa os ofertantes de força-de-trabalho (trabalhadores), seus demandantes (empregadores) e tenta entenderos padrões resultantes de salários e outras rendas do trabalho, de emprego e desemprego. Usos práticos incluem a assistência na formulação de políticas de pleno emprego.

Sociologia econômica
A sociologia econômica é um ramo da sociologia que busca os elementos socializadores da economia e do mercado. Surgiu em resposta às teorias da economia clássica e neoclássica sobre o Homo economicus e ateoria da escolha racional ao negar que as relações sociais inseridas no mercado visassem somente a satisfação racional e utilitária de interesses individuais.
Vários são os sociólogos e antropólogos que discutem as relações sociais no interior da economia. Uma das críticas centrais à visão da economia clássica é a de que esta teria tomado como modelo de ação aquela objetivada no interior daeconomia de mercado moderna (i.e. capitalista) e postulado a partir daí que esta seria a base de toda ação humana. 
ÍNDICE GINI
O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.
Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o...
tracking img