Desigualdade socio raciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “ DESIGUALDADES SÓCIO-RACIAIS ”




























RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “ DESIGUALDADES SÓCIO-RACIAIS ”





Trabalho apresentado na Disciplina Relações e Gêneros, Relações Éticas e Serviço Social como requisito parcial para obtenção de aprovação.






























1 Apresentação do Autor e ObraEsta resenha consiste em um estudo do Capítulo 3 - As desigualdades sócio-raciais, contido no Relatório de Desenvolvimento Humano – Brasil 2005, que aborda Racismo, pobreza e violência. Este relatório, publicado pela Editora Diva Moreira, teve como editor-chefe Carlos Lopes e colaboradores principais Guilherme Assis de Almeida, José Carlos Libânio e Rafael Guerreiro Osório.
O Relatório deDesenvolvimento Humano consiste em uma análise acerca do racismo, pobreza e violência, aponta caminhos para a remoção de obstáculos ao desenvolvimento humano, reconhecendo a contribuição do negro para a história do país.

























2 Apresentação e foco das idéias principais

O capítulo 3 – As desigualdades sócio-raciais do Relatório do Desenvolvimento Humano – Brasil 2005 aborda oÍndice de Desenvolvimento Humano (IDH) que tem como dimensões:
- a longevidade, que refere-se à expectativa de vida do indivíduo ao nascer, é observado sua saúde para uma boa qualidade de vida;
- a educação, que refere-se a taxa de analfabetismo e a taxa de matrícula em todos os níveis de ensino;
- a renda, que refere-se a condição de padrão de vida, o acesso das pessoas a oportunidades erecursos econômicos.
O texto assinala a falta de políticas públicas para descendentes de escravos, que são em sua maioria pobres, e por sua vez desprovidos não só de renda, como também privados de desfrutar uma vida longa e saudável, digna de participar de uma vida comunitária.
Dividindo a nação brasileira em população branca e negra, o IDH apresenta uma diferença exorbitante entre ambas. Mesmodividindo o país por regiões os negros não conseguem perpassar o IDH dos brancos.
A renda apresenta-se como a principal característica em relação a diferença entre o desenvolvimento humano da população branca e o da população negra. Nos requisitos educação e longevidade, embora tenha uma melhora no índice da população negra, não se pode deixar de expressar diferenças consideráveis em relação à populaçãobranca.

Renda
Considerando que, segundo IBGE, a população negra representa 44,7% da população brasileira – dos 10% da população pobre do país, os negros representam 70% do total, ou seja as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, são em sua maioria negros.
A pesquisa destaca que em todas as regiões do país a população pobre e indigente sempre foi maior em relação a populaçãobranca.
Um fator relevante citado no relatório é a diferença discrepante entre remuneração de brancos e negros, onde cita que em 2003 homens brancos ganhavam em média 113% a mais que os homens negros. Não deixando de salientar que as mulheres negras tem renda ainda menores comparada as mulheres brancas. Os negros com a mesma escolaridade dos brancos segundo relatório, ganham menos e tem menosacesso aos melhores cargos.

Educação
O texto salienta que a taxa de alfabetização no Brasil aumentou significadamente em relação há décadas anteriores. Porém observa-se uma diferença no índice de frequência escolar entre crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, quando em 1992 brancos representavam 98,1% enquanto negros 96,4%.
O relatório conclui que deveria dar maior atenção à inclusãoracial desde o ensino fundamental.
Também no ensino médio a taxa de evasão escolar é bem maior entre os negros comparado aos brancos.
O acesso a universidade no Brasil é baixo comparado aos Estados Unidos. Esse índice é ainda menor quando se trata de negros, pois em 2000 enquanto 11,8% da população branca possuía curso superior, apenas 2,9% dos negros tinham. Destaca-se também que os...
tracking img