Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

1- Introdução............................................................................ 4
2- Desigualdade social ............................................................ 5
3- Concepção de Karl Marx ..................................................... 6
4- Quadro com as ideologias de Marx....................................... 7
5- Qual foi a aprendizagemcom o trabalho............................... 8
6- Conclusão.............................................................................. 9
7- Referencia............................................................................. 10
8-

Introdução

Neste trabalho iremos aborda a desigualdade social, embasada nos pensamentos e idéias de Karl Marx em sua época, e como ainda sereflete nas questões sociais nos dia atuais, o que vem contribuindo para o crescimento dessa desigualdade e que pode ser feito para que aconteça a intenção das diferenças sociais e econômicas.

Desigualdade social
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em miséria e outros que vivem em mansões com mesa muitofarta todos os dias enquanto outro não sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais própria de cada sociedade.
Karl Marx desenvolveu uma teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muitocriticada também foi à igualdade que se baseava nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações. Marx criticava o liberalismo porque só eram expressos os interesses de uma parte da sociedade e não da maioria.
Segundo o próprio Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ouações humanas, e essas ações ajudam na organização social, e mostra que o homem podem se relaciona uns com os outros. As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema umas classes produz  e a outra domina dando origem as classes operárias e burguesas. As classes sociais mostram as desigualdades dasociedade capitalista que dar privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.
As desigualdades são vistas como coisas absolutamente  normais essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente.
As classes sociais estão em constante luta, que nos mostra que normalmente, o patrão é rico e dá ordens aos seus empregados, que em uma reação normal não gosta de recebê-las,principalmente quando as condições de trabalho são precárias. Prova disso, são as greves e reivindicações que exigem melhorias para as condições de trabalho, mostrando a impossibilidade de se conciliar os interesses de classes.
Tudo o que viveu Karl Max em sua época ainda hoje se retrata no Brasil, por estar em crescente estado de miséria, os baixos salários, e desemprego que atinge milhões debrasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, são expressões das desigualdades sociais no Brasil.
As desigualdades sociais são produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza na mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisõesgovernamentais. A política econômica, estando em prática, não se voltava para a criação, e sim para o desenvolvimento dos setores de produção, que economizam mão-de-obra. Resultado o desemprego.
Do ponto de vista político esse processo só favoreceu alguns setores, e não levaram em conta os reais problemas da população brasileira: moradia, educação, saúde. A pobreza do povo brasileiro aumentou...
tracking img