Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA

Desigualdade social: permanência e evolução no Brasil
O objetivo deste módulo é compreender o que é desigualdade social e a sua permanência e evolução na sociedade brasileira. Por isso, iniciaremos o texto com as conceitualizações do termo “desigualdade social” e de conceitos interligados a ela, quais sejam: estratificação e mobilidade social. Em seguida,abordaremos esses temas no contexto brasileiro, buscando identificar o quanto há de desigualdade social no país, a sua evolução nos últimos anos, os tipos de estratificação existentes e o grau de mobilidade social verificado.

O que é desigualdade social?
A história da humanidade mostra-nos que, a partir do momento em que a sociedade saiu de uma produção de subsistência para uma produção de excedentesem grande escala surgiram as desigualdades sociais, as quais perduram até hoje nas sociedades contemporâneas, sejam essas ocidentais, sejam orientais, sejam capitalistas, sejam socialistas. O que diferencia as desigualdades entre uma sociedade e outra é o grau (alto, médio ou baixo) e a sua rigidez (maior ou menor probabilidade de mudança entre as classes ou grupos segregados) dentro dasociedade. Essas desigualdades são resultantes dos arranjos socialmente construídos e levam à exclusão ou à inclusão de certos grupos na estrutura social (Ribeiro, 2009, Hasenbalg and Valle Silva, 2003). Uma forma de medir a desigualdade é através do fator econômico, isto é, calculando a quantidade de pessoas abaixo das linhas da indigência e da pobreza[1], além de comparar as diferenças de ganhos entre os10% mais pobres e os 10% mais ricos. Essa medida permite comparar as desigualdades entre as sociedades. O quadro 1 abaixo mostra-nos algumas das desigualdades no mundo.

Vale lembrar que as desigualdades não são apenas de cunho econômico, isto é, não só o rendimento é distribuído de forma desigual dentro das sociedades e entre as diferentes sociedades, outros fatores devem ser consideradostambém para a análise das desigualdades. Entretanto, para discutirmos tais questões, precisamos melhor compreender o que vem a ser (des)igualdade. As primeiras tentativas de definição e de compreensão de tal conceito surgiram, como não poderia deixar de ser, com os clássicos da Sociologia, Marx, Weber e Durkheim. Segundo Marx, as classes sociais (definidas pelo sistema de produção – os que detêm osmeios de produção e os que não detêm tais meios) têm acesso à renda (fundiária, lucro ou salário) desigual, segundo o critério de propriedade privada: os que são proprietários da força de trabalho, os proprietários do capital financeiro e os proprietários de terras. A vida dos indivíduos e suas formas de vinculação em classes seriam definidas a partir da posição ocupada pelo indivíduo no sistema deprodução, de modo que os interesses, valores e visões de mundo compartilhados pelos indivíduos de uma mesma classe seriam antagônicos aos compartilhados pelos indivíduos de outra classe. Um exemplo clássico, de Marx, são as visões de mundo e os interesses diferentes entre as classes da burguesia e dos trabalhadores (Engels and Marx, 1990). Para Durkheim (1973), os grupos sociais obtêm status,isto é, prestígio ou honraria, a partir do critério de posições funcionais sócio-profissionais valorizadas e integradas na sociedade. Nesse sentido, os indivíduos estão vinculados por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho. Eles seriam mais ou menos valorizados de acordo com o prestígio de sua ocupação, que está diretamente relacionado com sua funcionalidade(Durkheim, 1973). Um exemplo pode ser a valorização diferenciada entre as ocupações de juízes e lixeiros ou médicos e padeiros. Já Weber (1999) dizia que as classes, os grupos de status e os partidos alcançam renda, prestígio e poder a partir das qualificações, habilidades, méritos e interesses de seus membros. A racionalização e a burocratização, conforme expressas na tecnologia e na organização das...
tracking img