Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade Social:
As desigualdades sociais no Brasil: analisando historicamente a questão das desigualdades sociais no Brasil, percebe-se que, com a chegada dos portugueses, elas se instalaram e aqui ficaram. Inicialmente, os povos indígenas que habitavam o continente foram vistos pelos europeus como seres exóticos, não dotados de alma.
Posteriormente, houve a introdução do trabalho escravonegro. Até hoje seus descendentes sofrem discriminação e preconceito pelo fato de serem negros.
ž     Dos meados do século XIX, quando já se previa o fim do trabalho escravo, até o início do século XX, incentivou-se a vinda de imigrantes europeus, sobretudo para o trabalho na lavoura de café.
DESIGUALDADE

    CONCEITO RELACIONAL – implica a existência de uma sociedade de referência da qual seestá excluído ou não.          
    A DESIGUALDADE ECONÔMICA É CAUSA E CONSEQUÊNCIA DE OUTRAS EXCLUSÕES QUE SÃO SOBREPOSTAS.
 
Pirâmide da riqueza mundial
2006/2007

Estes 2% são donos de quase 70% do capital do Mundo
Pobreza:  a renda não garante o sustento básico (saúde, educação, transporte e lazer).
 Renda per capita abaixo da linha da pobreza: (menos de US$ 370 ano) Indigentes: pobreza extrema, renda insuficiente para suprir as necessidades básicas de alimentação (menos de 275 dólares anuais.

A Ideologia
A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais das idéias.
Brecht
A violência da opressão constitui o fator mais diretamente perceptível da ordem social condenada e objetivamente cada vez menos sustentável.
Lukács*
Ideologia no pensamento Marxista(materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo umahegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e daprópria sociedade.
O método precípuo da ideologia é a utilização do discurso lacunar  (Althusser). Nesse, uma série de proposições, nunca falsas, sugere uma série de outras, que o são. Desse modo, a essência do discurso lacunar é o não dito (porém sugerido).
Althusser 
Exemplo: 'Todos são iguais perante a lei' (verdade, numa sociedade burguesa) sugere que todos são iguais no sentido de teremoportunidades iguais (o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção).
* * *
A ideologia é produzida na podução intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária
* * *
A sociedade de elite não produz sua ideologia, senão 'importa'  elementos da ideologia liberal, sem as condições concretas em que aquela foi produzida. Asincongruências resultantes entre ideologia e sociedade originam as feições peculiares da ideologia da elite.
Definição

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. 

O conceito de ideologiafoi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No século XX, varias ideologias se destacaram:

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha,principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na...
tracking img