Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade econômica (chamada imprecisamente de desigualdade social[1], que ela acaba por provocar) é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menosdesenvolvidos. Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreassociais.
A desigualdade segundo os Liberais

Os liberais acreditam que a desigualdade econômica é principalmente resultado de pouca liberdade econômica [5]. Alguns defendem que a desigualdade emsi não é o problema, e sim a existência da miséria. É preferido um país com maior desigualdade entre as classes sociais mas com baixíssima miséria, do que um país menos desigual com alto índice demiseráveis. A desigualdade econômica é um fato natural do mercado e das diferenças entre as pessoas e o curso de suas vidas. Sendo, para os liberais, a igualdade absoluta uma utopia, algo impraticável eaté mesmo indesejável.
Geralmente, existem diversas consequencias da desigualdade social e econômica.A marginalização de parte da sociedade, o retardamento no progresso da economia do país, a pobreza,a favelização e o crescimento da criminalidade e da violência são algumas das consequências.
A desigualdade social vem muito acentuada no Brasil, que é o oitavo país que tem o maior índice dedesigualdade social e econômica no mundo, segundo dados da ONU de 2005.[1]
Um bom exemplo que pode ser dado da desigualdade do Brasil é o crescente estado da miséria, a extrema condição de renda, ossalários baixos, a fome, o desemprego, a violência, a marginalidade, etc..
Em relação à posição econômica entre negros e brancos, pôde-se constatar que 60% dos pobres no Brasil são constituídos por negros.Além disso, dentre as pessoas consideradas como indigentes 70% são negros.
De um modo geral, de acordo com os dados da pesquisa, 50% das pessoas negras ou pardas são pobres, enquanto que apenas...
tracking img