Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomando por base a sua vivencia e as informações contidas no texto de estudo, responda:

1- Faça um levantamento dos pontos em comum na Desigualdade social entre o Brasil e os demais países daAmérica Latina.

Há uma serie de pontos em comum de desigualdade entre os países da América Latina e o Brasil, citarei alguns conforme pede o exercício.
Começarei citando as varias etnias existentesem cada país da América Latina, o que gera desigualdade social e cultural, também relacionado a este motivo esta a concentração de poder e riqueza nas mãos das minorias como, por exemplo, uma pequenaparte da elite controla o país enquanto a maior parte, que seria a população mais carente, obedece aos mando e desmandos dessa pequena elite.
Também tem a questão racial onde podemos citar brancos,negros, índios. Criando uma espécie de triangulo social, analisando a questão de controle social, político e econômico, colocamos da seguinte forma: na base os índios, que nem cidadãos sãoconsiderados, no meio a população pobre, aqui coloco todo o tipo de pobreza desde aos que moram em condições sub humanas ate quem passa necessidade tendo uma condição de vida mais favorável, e por fim a minoriaelitizada, aqui se encontra a minoria que detém o poder geralmente branca. O interessante é que esse mesmo triangulo pode ser usada praticamente em toda a América Latina.

2- As praticasadministrativas de apadrinhamento político e o nepotismo, interferem no desenvolvimento econômico? Refletem em desigualdade social? Como? É possível combate-las?

Interferem claramente não só nodesenvolvimento econômico mais em todos os tipos de desenvolvimento que o país possa ter. Pois manter o poder concentrado nas mãos dessa pequena elite, fora que isso é antiético e imoral, refletem grandementena desigualdade social, pois gera desemprego, aumentando cada vez mais a massa carente do país, alem de gerar o mais valia, ou seja, por falta de opção esse trabalhador se vê obrigado a fornecer...
tracking img