Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A desigualdade social é um problema que assola a sociedade brasileira há muitas décadas e com a extensão e consolidação do capitalismo, as diferenças sociais destacaram-se com o aparecimento da desordem e muita miséria.
Jean-Jacques Rousseau acreditava que o Pacto Social poderia amenizar os efeitos das desigualdades na sociedade brasileira, pois estabelecia igualdade entre oscidadãos, todos teriam os mesmos direitos e obrigações. E qualquer ato de soberania ou de vontade geral das pessoas, obrigava ou favorecia a todos os cidadãos em seu meio social.
Diante do contexto em que vivia a sociedade do século XX, pela situação de pobreza da população e pelo grande número de desempregados, foi que o Estado começara a ceder e dar um pouco de atenção à questão social, que até entãoera vista como algo sem muita relevância.
No Brasil, em especial no governo de Vargas é que a questão social passou a ser conhecida e encarada como política e, quando possível, resolvida pelo Estado. E melhor ainda, ela tomou uma proporção bastante grande, tornando uma das importantes ações do Governo Federal. Nesse momento, a realidade da nossa região era a mesma do cenário brasileiro em geral, apobreza era em larga escala e o único amparo que possuíram eram advindos das ações federais.
Vale lembrar que várias ações sociais fazem parte da obrigação dos nossos governantes para com a população: defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência, promover a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidadee á infância, a assistência aos desamparados, enfim, proporcionar melhor qualidade de vida aos que mais necessitam.




Pesquisa sobre as Desigualdades Sociais e sua influência no desenvolvimento do Brasil, orientadas a partir dos questionamentos:
1. Que outras soluções poderiam ser desenvolvidas no sentido de reduzir ou eliminar as desigualdades sociais no Brasil?
2. O que o poder públicobrasileiro (governo) tem feito no sentido de combater as desigualdades sociais?
3. Qual o quadro geral das desigualdades sociais no Brasil?
4. Como são produzidas as desigualdades sociais?
5. O que significa o termo “desigualdades sociais”?
 
Desigualdade social, desenvolvimento desigual
As desigualdades sociais sempre estiveram presentes em nossa sociedade, e existe desde os tempos dacolonização. E podemos comprovar através da expulsão dos índios de suas terras, postos em reservas e escravizados; a exploração dos negros africanos, que foram chicoteados, dilacerados e muitas vezes mortos. Em alguns casos quando eram libertados, ficavam a deriva da própria sorte; lembrando que os trabalhadores brancos também foram explorados, em seguida os imigrantes, que no início sofreram com aexploração pós-colonialista, mas acabaram por saírem na frente por sua ousadia e formação histórica, sendo em alguns momentos foram os maiores investidores deste País. O resultado de tudo isso foi à formação de uma sociedade extremamente capitalista, onde só se importam com o dinheiro e lucros, e que perdura até os dias de hoje: as riquezas concentradas numa minoria, a classe favorecida e a grandemaioria vivendo numa pobreza extrema . Formar assim, um conceito de desigualdade social é complicado, pois este fenômeno deve ser entendido em seu caráter histórico, cultural e econômico, em que as respostas são buscadas a partir de questionamentos pré-definidos que norteiam o significado empírico do termo “desigualdade social”. Assim como, do seu contexto na sociedade mundial e local, e, a saber,as sugestões para a diminuição e a eliminação dessa chaga da humanidade.
Como foi citado anteriormente, o significado de “desigualdade social” ainda é baseado em experiências do dia a dia e não há uma definição específica para o termo, mas podem ser entendidas como conseqüências das relações da produção, onde uma maioria é responsável pela produção, que são aqueles que muito trabalham e...
tracking img