Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. aINTRODUÇÃO
Na cidade de Boa Vista existem situações preocupantes, na qual se destaca o problema social, pois há um grande contraste entre ricos e pobres. O mesmo impossibilita vários indivíduos de terem o acesso à globalização, diferente de outros que possuem esse acesso com praticidade. A desigualdade social é baseada também numa deficiência educacional, saúde pública precária e atémesmo em uma falta de cultura e lazer. O acesso à educação, saúde e infra-estrutura agrária também são fatores irrelevantes que se repercutem a cada dia.
Mostrar a realidade da população em Boa Vista é o que o tema descrito irá fazer abordando problemas como a exclusão social e dificuldades encontradas no decorrer da vida de indivíduos de baixa renda, onde muitos passam fome e enfrentam o descasopor parte da alta sociedade e principalmente das autoridades que não dão uma atenção especial às comunidades carentes e que não promovem um avanço nos recursos que o governo ou a prefeitura oferecem. Os políticos são eleitos para representar o povo e através dessa eleição eles têm o poder de ajudar e amenizar as dificuldades enfrentadas dos cidadãos, mas só fazem promessas a eles e geram o descaso,como disse o cantor e compositor Bob Marley:
"A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada.”

Existem vários meios para controlar a questão da desigualdade, mas é um grande desafio a ser cumprido, pois há pessoas preconceituosas que não aceitam que todos deveriampossuir o mesmo direito que os deles, somente pelo fato de acreditarem que o pobre é um ser perigoso, criminoso e burro, o que não verdade, às vezes, as pessoas carentes se sobressaem melhor em suas obrigações do um rico que possui todas as ferramentas para ser bem sucedido. Um bom acesso à educação, à saúde, à moradia e à segurança é um beneficio dos moradores, independentemente da cor, raça ou classesocial. Muitos gostariam de possuir esses itens que contribuiriam para o seu bem-estar, mas a questão financeira é um grande obstáculo, fazendo o cidadão se sentir excluído e interferindo na sua formação educacional e profissional.
Atualmente, há várias fontes que relatam esse tema e através de pesquisas em redes sociais, jornais, revistas, pesquisas de campo e entrevistas com pessoas quevivenciam e enfrentam o assunto abordado podem-se obter muitas informações sobre o tema deste trabalho que, tem por fim, chamar a atenção e auxiliar a compreensão das autoridades e dos moradores que tem um elevado padrão de vida e que não enxergam as precariedades enfrentadas por uma parte dos moradores boa vistenses. Dando ênfase a esses pontos, o trabalho será apresentado, basicamente, nessecontexto.

2. DESIGUALDADE SOCIAL
2.1 Origens, o que é e como acontece.

A desigualdade social no Brasil existe desde os tempos de colônia, em que Portugal detinha os recursos que vinham do próprio Brasil, administrados por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os escravos. Os escravos naquela época viviam em condições precárias, comcomida e moradia de péssima qualidade além dos horríveis castigos que sofriam quando não executavam algum trabalho corretamente, sem mencionar suas vindas da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros que eram ambientes sujos e desumanos onde alguns morriam de fome ou doenças antes mesmo de chegar ao Brasil. Durante muito tempo os escravos viveram nessas condições e isso era só o começo dadesigualdade no nosso país.
Desigualdade social nada mais é que a centralização do poder nas mãos da minoria (seja ela político, financeiro, etc.) enquanto a maioria sofre com todos os tipos de descasos, ligados a pobreza, saúde e educação. A desigualdade social do ponto de vista jurídico é a condição de desunião do individuo em uma classe, tendo como referencia sua condição econômica. É em...
tracking img