Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo

* Características Gerais:
* Predomínio da propriedade privada ou particular dos meios de produção.
* Trabalho assalariado.
* Livre concorrência e livre iniciativa, com a produção levando em consideração a relação existente entre oferta e procura (economia de mercado).
* Lucro como objetivo da produção.
* Sociedade dividida em classes sociais: a burguesia(proprietários dos meios de produção) e proletariado (trabalhadores assalariados).
* É internacionalista.
* Não investe em questões sociais.

- François Quesnay: Deixe fazer, deixe passar.
Não ensinou como fazer, e sim o que fazer.

- Adam Smith: Em seu livro “A riqueza das nações” ele afirma que “O egoísmo é bom” e que a concorrência é importante. Criou o Liberalismo Econômico (nãointerferência do estado na economia). Para ele a concorrência gera um crescimento coletivo.

Fases do Capitalismo:
* Século 16 – Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc. com a intenção de enriquecer.Busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.
* Século 19 - Capitalismo Industrial: A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistemade produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão de obra dos operários.
* Final do Século 19 – Capitalismo Financeiro: Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras dedesenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos.

Formas de Organização do Capitalismo:

Monopólio: uma única empresa domina quase toda a produção de uma determinada mercadoria ou serviço. Ex: Microsoft.
Oligopólio: pequeno grupode grandes empresas que domina o mercado em um determinado setor.
Truste: Reunião de empresas que perdem o seu poder individual e se submetem ao controle de um conselho, formando um aglomerado que monopoliza o setor em questão. Trustes verticais: empresas do mesmo ramo. Trustes horizontais: empresas de ramos diferentes.
Holding: Surge para evitar punições aos trustes. As ações de cada empresasão controladas por outra empresa, facilitando o controle das atividades e evitando a existência de um truste.

Formas de Controlar o Mercado e Aumentar sua Lucratividade:

Cartel: associação entre empresas do mesmo ramo de produção com o objetivo de determinar e dominar o mercado bem como disciplinar a concorrência.
Dumping: prostituição de mercado (as empresas começam a baixar o preço com oobjetivo de enfraquecer o concorrente), busca pelo monopólio.

Socialismo

* Características Gerais:
- Predomínio da propriedade estatal dos meios de produção.
- Redistribuição de renda: o trabalho é pago segundo as necessidades individuais, levando-se em conta sua qualidade.
- Economia centralizada estatal, apresentando planificação estipulada para período.
- Produção destinada àsatisfação direta ou indireta das necessidades sociais.
- Ausência de classes sociais.
- É nacionalista.
- Investem em questões sociais.
- Tudo comandado pelo estado para voltar com melhorias sociais.

Comunismo

* Características Gerais:
- Meios de produção não seriam privados, seriam públicos.
- No comunismo, o povo não precisa de estado.
- Sociedade sem classes sociais.
- Karl Marx:...
tracking img