Desigualdade social e invisibilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade social e Invisibilidade social.

O principal objetivo do texto em pauta foi o de fazer uma análise da desigualdade social e, como consequência a invisibilidade social. Temas esses,que são de grande importância para entendermos a construção da identidade do povo brasileiro. Essas análises foram desenvolvidas por dois autores, Jessé Souza e Fernando Braga da Costa, onde fazem umparalelo entre Sociologia e Psicologia. Mostrando em suas obras a desigualdade social como um fenômeno constituinte da sociedade brasileira.
Os dois autores fazem uma busca aprofundada buscandouma postura crítica diante do tema da desigualdade social e da invisibilidade social brasileira, lançando livros onde comparam e criticam as teorias de muitos autores a respeito de como ocorreu essadesigualdade na sociedade brasileira.
O psicólogo Fernando Braga da Costa, ao cursar uma disciplina de psicologia social durante a graduação, teve que exercer por um dia uma profissão consideradasubalterna, e escolheu acompanhar os garis que trabalhavam na Universidade de São Paulo (USP). A partir daí, resolveu explorar o tema em sua dissertação e passou dois anos acompanhando essestrabalhadores, cuja atividade precária é alvo de humilhação social e provoca imenso sofrimento psíquico nesses sujeitos. O autor não parou por aí, desenvolveu um trabalho etnográfico e tornou-se membro de umgrupo de sujeitos socialmente excluídos, profissionais que oferecem “apenas” o corpo como ferramenta de trabalho. A pesquisa traz relatos de humilhação social do autor e dos garis.
Os temasmostrados neste artigo como a desigualdade social e a invisibilidade social, nos mostram que psicólogos e sociólogos estão trabalhando sob o mesmo objeto de estudo e que não há mais temas que possaminteressar apenas uma destas áreas.
Analisando a obra de Jessé Souza e Fernando Braga da Costa, nota-se que o sociólogo esforça-se muito mais para dar conta deste contexto sócio-histórico que...
tracking img