Desigualdade socail

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Partindo da constatação de que a análise da desigualdade social baseia-se em estudos de estratificação e mobilidade social dos indivíduos na hierarquia econômica e política em uma determinada sociedade, e que as adscrições raciais no Brasil implicam desigualdades sociais, o presente artigo tem por objetivo analisar alguns indicadores que revelam a dimensão das desigualdades raciais no Brasil, bemcomo suas principais vertentes no âmbito da atualidade, identificando assim a discriminação da cor enfrentadas na sociedade brasileira e a falta de oportunidades e acesso a educação e mercado de trabalho, por serem vitimas de preconceito em nossa sociedade.
Por estratificação social, entende-se um sistema de organização social de organização na sociedade em grupos, indicando a existência dediferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade, ou seja, que ocupam posições diferentes. Isso significa que os indivíduos e grupos possuem acesso diferenciado às recompensas valorizadas na sociedade, de acordo com sua posição na hierarquia socioeconômica e política no sistema de estratificação. As teorias de estratificação social foram bastante influenciadas pelofuncionalismo, seja utilizando-o como suporte para suas hipóteses, ou como parâmetro para o desenvolvimento de abordagens criticas e alternativas. Nos estudos de estratificação social e de mobilidade, existem algumas abordagens que buscam analisar as desigualdades sociais como um fenômeno inerente a vida coletiva, por exemplo, a abordagem funcionalista cujos principais representantes são Talcott Parsons,Kindgsley Davis e Wilbert Moore, sustenta sua posição na idéia de que com a modernidade e com a perda do poder nas tradições sobre os interesses individuais, temos uma sociedade que busca privilegiar o mérito individual. Para essa vertente, o critério de divisões de bens nas sociedades estaria ligado ao mérito individual, à sua qualificação adquirida através da educação formal, dessa forma, a educaçãotorna-se um fator preponderante para definir a posição dos indivíduos na sociedade. Deste modo Davis e Moore, defendem que, a estratificação seria um mecanismo necessário ao funcionamento regular da sociedade, pois corresponde uma estratégia formulada para que todas as funções sejam satisfatoriamente preenchidas.

A estratificação social torna-se indispensável a qualquer sociedade, pois não épossível que todas as pessoas desempenhem o mesmo papel dentro de uma sociedade, visto que, a sociedade diferencia os indivíduos conforme sua necessidade de vida. (Davis e Moore, 1974, p.103).
Baseado em sua perspectiva funcionalista, Parsons buscou analisar as transformações nos sistemas de estratificação social em decorrência dos processos de modernização, neste aspecto, destaca a mobilidade eestratificação do status social passa a se mais influenciados por variáveis ligados a aspectos de status adquiridos e sendo assim, é possível afirmar segundo esse autor que um dos fenômenos sociais mais característicos refere-se à racionalização das sociedades decorrentes do processo de modernização e realizam-se nos mais diferentes contextos sociais.
Em uma perspectiva diferente, para aestratificação social, Carlos Hasengbalg, aparece com uma nova abordagem para o estudo das classes sociais no Brasil o qual defende a mobilidade social e as diferenças de oportunidades entre duas classes raciais, o branco e o não- branco em uma escala comparativa entre estes na sociedade brasileira, onde desigualdade racial segundo este autor, a desigualdade racial é nítida e se desdobra por toda parte,podendo ser percebida a partir de um pequeno estrato de cor, onde seu tamanho relativo sempre supera a classe média branca, sendo assim, os não-brancos brasileiros sempre ocupam na estrutura de classes, as posições inferiores do sistema de estratificação social. Por outro lado que nascer de cor no Brasil, nem sempre significa ser pobre, pois existe brancos que nascem em condição inferior a do...
tracking img