Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS

CÍCERA LÍRIA FERREIRA DIAS














prudução textual interdisciplinar individual


















Arapiraca
2012

cícera líria ferreira dias

















produção textual interdisciplinar individual








Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas: Educação a Distância, Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Língua Latina, Teoria da Literatura e Língua Portuguesa: Conceitos Gerais.


Prof. Ana Maria de Souza Valle Teixeira, Ana Paula Silveira, Celso Pagnan, Anderson Teixeira Rolim, Juliana Fogaça Sanches Simm e Rosemari calzavasa.







Arapiraca

2012

1-Você, aluno(a) de Letras, certamente, escolheu este curso por dar valor a nossa língua, seja à literatura ou pelos usos possíveis que ela nos proporciona. Desta forma, descreva qual o valor a língua portuguesa tem para você. Por que optou pelo curso de Letras?

Resposta: A língua é considerada um tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas de um determinadolocal se comunicam e interagem entre si. É por meio da mesma que o homem se comunica, tem acesso à informações, expressa e defende seu ponto de vista, partilha visões de mundo e produz conhecimento. Desta forma, a língua portuguesa é de grande importância, pois permite ao mesmo falar e ser compreendido e interagir com outras pessoas por meio de palavras.
Optei pelo curso de letras por se tratar deum ensino voltado para o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita para assim tornar-se capaz de compreender o meio em que vivo e comunicar-se de forma adequada perante a sociedade. Pois no mundo em que vivemos, a língua perpassa cada uma de nossas atividades sejam elas individuais ou coletivas, neste mundo em constante transformação o estudo da linguagem se torna cada vez mais importante.2- Por que hoje as empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais com um bom conhecimento linguístico? Como uma pessoa com esse conhecimento pode contribuir para o desenvolvimento de uma empresa?

Resposta: A crescente competitividade entre as empresas vem despertando a necessidade da busca de aprendizagem contínua e produtiva, visando uma pronta adaptação às mudanças. Atualmente asempresas estão valorizando profissionais com um bom conhecimento linguístico devido suas atribuições sendo mediadores do processo de comunicação de forma fundamentada com base em teorias linguísticas formando seres capazes e conscientes de seus atos através de um trabalho inovador e especializado. Desta maneira, aprendê-la é aprender não só as palavras, mas também seus significados culturais e comeles os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmo. Um desempenho máximo passa a ser resultante da valorização dos funcionários, para isso é preciso informar, preparar, valorizar e satisfazer as necessidades do público interno para que resulte, por consequência, em clientes igualmente informados e satisfeitos.

3- Comumente encontramos pessoas queconcebem a língua como sinônimo de grámatica. Nesse caso, é correto valorizar a língua somente sob o ponto de vista gramatical? Comente sobre isso.

Resposta: A língua é um aspecto da linguagem que trata-se de um sistema de natureza gramatical pertencente a um grupo de indivíduos formado por um conjunto de sinais, palavras e por um conjunto de regras para a combinação destes. Por isso a língua évista como gramatical, tornando-se um instrumento fundamental para o domínio padrão culto da língua. Os conhecimentos na área da linguística ocorrem durante todo o processo escolar, pois o ensino gramatical se repete em todos os anos escolares, numa prática diária em sala de aula, numa interação formal e contextualizada, na oralidade e na escrita.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o ensino...
tracking img