Desigualdade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil por ser um país de grande miscigenação, onde podem ver nitidamente as diferenças culturais entre suas regiões, é um dos países que mais sofre com o preconceito que podeaparecer de formas diferentes, as mais comuns são em relação à raça, religião, opção sexual e condição social.
As regras e normas de nossa sociedade são ditadas por homens e aqueles que não seidentificarem com elas são excluídos desta sociedade que cria uma generalização superficial a partir de uma característica que parte sempre de estereótipo.
A humanidade caminha atrásde novos valores éticos que foram totalmente distorcidos pela sociedade, onde muitos comportamentos que trazem consequências graves são aceitos por todos.
A falta de tolerância é arazão para muitas desavenças, guerras e desgraças ocorridas na historia da humanidade. O homem não procura viver com as diferenças, sempre busca maneiras de se sobrepor na sociedade,discriminando, humilhando e excluindo aqueles que não fazem parte do seu meio julgando o outro de forma arbitrária e sem direito a defesa.
As Nações Unidas através de suas declarações tem comoobjetivo de promover o respeito aos diretos e liberdade de cada cidadão e a adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional para assegurar o seu reconhecimento e a suaobservância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição criando assim o direito do ser humano deviver com dignidade onde quer que ele esteja.
Os educadores devem desde já ajudar a sociedade mudando o pensamento do homem de amanhã, mostrando aos alunos que são todos iguais,independente de raça, religião, opção sexual e condição social. Deve-se sempre respeitar o outro, desta forma através de seus ensinamentos e atitudes ajudará a formar cidadãos éticos e justos.
tracking img