Desigualdadade social

422 palavras 2 páginas
Desigualdades sociais
A desigualdade social, chamada muitas vezes de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo, decorrente da má distribuição de renda e, ademais, pela falta de investimento na área social.
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos pela maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, ou seja, o sistema econômico que passa a perpetrar a ideia de acumulação de capital e de propriedade privada; ao mesmo tempo que incita o princípio da maior competição e o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.
Desigualdade Social no Brasil:
Mesmo que o país nos últimos anos tenha apresentado uma diminuição da pobreza, o nível de desigualdade social no Brasil ainda é muito notório. Desigualdade Social no Mundo:
Por ser um problema que atinge todos os lugares, a desigualdade social existe nos diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades.
Entretanto, há lugares em que os problemas são mais evidentes como, por exemplo, nos países africanos, os quais estão entre os mais desiguais do mundo.
Causas da Desigualdade Social:
Má distribuição de renda.
Má administração dos recursos.
Lógica do mercado capitalista (consumo, mais-valia).
Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação.
Falta de oportunidades de trabalho.
Corrupção.
Consequências da Desigualdade Social:
Pobreza, miséria e favelização.
Fome, desnutrição e mortalidade infantil.
Aumento das taxas de desemprego.
Diferentes classes sociais.
Marginalização de parte da sociedade.
Atraso no progresso da economia do país.
Aumento dos

Relacionados

  • Gêneros da Violência
    317 palavras | 2 páginas
  • Resumo do Livro Dieitos Humanos e Justiça Internacional, Flávia Piovesan
    8880 palavras | 36 páginas