Designer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundada pelo filho de imigrantes Valentin Tramontina, a Tramontina vem fazendo história no mercado nacional e internacional, no início a Tramontina operava com menos de 20 funcionários, hoje a Tramontina possui mais de 5.500 colaboradores distribuídos em 10 fábricas no território nacional. Juntas, elas produzem mais de 24 milhões de unidades de produto a cada mês.

1911: Valentin Tramontinainicia seu próprio negócio

Monta uma pequena ferraria

Somente em 1932 teve início a fabricação de algumas facas com cabo de chifre.

1919: Ferraria transferida para uma galpão maior. Até 1930 a sua produção foi modesta, só fazia conserto em industrias locais e fabricava canivetes

Após a morte de valentin tramontina, Elisa Tramontina desponta como uma empreendedora nata e arrojada. Éela que vai vender a produção nos mercados regionais e na capital.

1944: A empresa compra a sua primeira prensa excêntrica.

1949: Ruy José Scomazzon, um jovem de apenas 20 anos, cursando a faculdade de Ciências Econômicas da PUC – Porto Alegre, começa a prestar assessoria à TRAMONTINA. Ruy, com espírito de liderança, implanta planos ambiciosos.

1950: É feito o primeiro anúncio em jornaislocais, o que marca o início das ações de comunicação da Tramontina

1954: organiza-se a empresa V.a. Valentin Tramontina & Cia. Ltda., sendo sócios, Elisa e Ivo Tramontina, e Ruy J. Scomazzon. No ano seguinte tem início a laminação do aço. Antes o aço era obtido forjando-se pedaço por pedaço, em um malho.

De 1955 a 1960, diferentes produtores elaboraram as formas da marca TRAMONTINA.Foram as primeiras apresentações gráficas para as linhas de produtos.

Por volta de 1958, começavam a se estabelecer em Porto Alegre fabricantes de autopeças que desejavam contar com forjarias situadas nos arredores da capital. A Tramontina vislumbrando a oportunidade, convidou seu melhor mecânico, implementador de revolucionário processo de laminação na Tramontina, para dirigir a nova empresa.Nascia a Forjasul e iniciava a formação do Grupo Tramontina como um parque industrial.

1959: Metalúrgica Forjasul Ltda. em Porto Alegre, onde hoje se produz: Eletroferragens forjadas, ganchos olhal com capacidade de até 50 toneladas, tornos de banca forjados, ferramentas, machados e marretas.

Com o objetivo de divulgar a marca e apresentar seus produtos, a Tramontina participa das primeirasexposições.

As décadas de 60 e 70 são marcadas pela instalação de empresas do grupo em Garibaldi, Farroupilha e no estado da Bahia. Nestes anos a linha de produtos ganhou inúmeros itens como facas (cozinha, profissional, esportiva), e etc...

1961: A empresa transforma-se em Sociedade Anônima e surge a Tramontina S.A. – Cutelaria e Ferramentas Agrícolas. Esta unidade da TRAMONTINA produz:Facas (cozinha, profissional, esportiva), canivetes, tesouras, espetos, talheres, utensílios de cozinha e panelas, formas e travessas antiaderentes de alumínio.

1963: Início das atividades da Tramontina Garibaldi S.A. (Garibaldi/RS). Em Garibaldi são fabricados: Martelos, machadinhas, chaves de boca, chaves de fenda, alicates, torquês, formões, plainas, níveis, serras e serrotes.

Entre 1964 e1966, a apresentação da marca manteve-se quase a mesma. O "T" maiúsculo servia para ser estampado na lâmina do canivete, produto de maior fabricação nesse período.

1964: A marca é alterada. Institui-se uma política de marca única para todos os produtos Tramontina. Até esta data, a marca possuía uma grafia tipo manuscrito, difícil de uniformizar e reproduzir. A partir de então, adotou-se um Testilizado, combinado com letras maiúsculas, agora de fácil e simples leitura.

De 1967 até 1975, o "T" maiúsculo foi sendo elaborado, se mostrando com mais personalidade.

1971: Início das atividades da Tramontina Farroupilha S.A. (Farroupilha/RS). Em Farroupilha a TRAMONTINA produz: Panelas de aço inoxidável, baixelas, talheres finos e utensílios de cozinha de aço inoxidável.

Entre...
tracking img