Design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Itens do projeto de pesquisa
POR 
JOSÉ ANTONIO ROCHA
 – 10 DE OUTUBRO DE 2010
Este texto do prof. Jorge Jardim era usado em sua disciplina de Teoria e Metodologia de Pesquisa em Comunicação, na Unisinos, nos anos 1990. Ele continua atual e pode servir de roteiro para seu projeto de pesquisa.
1. Tema (o quê?) e identificação do projeto (quem?)
É o título da pesquisa. Deve dar uma noção fieldo seu conteúdo, Não necessariamente será o título da pesquisa final. É colocado na folha de rosto com os demais dados que identificam o projeto, como a entidade a que se destina o projeto, equipe executora (ou autor), coordenador da equipe, local e data.
2. Apresentação (ou contexto histórico do problema).
Parte de uma revisão bibliográfica sobre o assunto estudado e procura situarhistoricamente o problema mostrando a sua discussão e estágio atual de investigação. É uma espécie de introdução do projeto, onde situa o problema investigado no contexto maior onde esta inserido.
3. Objetivos (para que? por que?)
É o que se pretende alcançar com a pesquisa. São apontados o objetivo geral da pesquisa e os objetivos específicos. O primeiro está ligado a uma visão global do tema. É o que sepretende mostrar com a pesquisa, o que se pretende responder, o que se pretende provar. Já os específicos são instrumentais, são aqueles objetivos de menor importância mas que, somados, levarão ao objetivo geral.
Neste item é colocado o problema (ou a hipótese) de trabalho. O problema é uma pergunta que a pesquisa tem por objetivo responder. A hipótese é uma afirmação sobre o assunto estudado quea pesquisa objetiva confirmar ou desmentir.
4. Justificativa (por quê?)
São explicadas neste item as razões que justifiquem o estudo e sua relevância para a sua área de conhecimento. Quais as razões teóricas e práticas que tornam oportuna e importante a pesquisa. Quais as contribuições ou inovações que a pesquisa pode trazer.
5. Delimitação (onde? quando?)
Delimita a abrangência da pesquisa emrelação ao tempo e ao espaço. Isto é, período histórico e espaço geográfico (região, estado, município, etc em que a pesquisa sera centrada. Este item é obrigatório nos estudos históricos. Em pesquisas de outra natureza pode ser englobado no item Metodologia. Tanto o período de tempo quanto o espaço geográfico delimitados pela pesquisa devem ser justificados, isto é, deve se dizer porque seelegeu tais delimitações. A delimitação pode ser feita em relação a amostra ou população nos estudos de campo. Assim deve-se dizer qual a população(grupo social, instituição, etc.) pesquisado, mas pode ser feito no item metodologia.
6. Metodologia (como fazer?)
A especificação da metodologia é o guia básico de como fazer para cumprir as objetivos propostos, que por sua vez leva à solução do problemaou comprovação da hipótese.
A maioria dos autores diferencia método de métodos.
O método teria mais uma inspiração filosófica. É uma abordagem mais ampla, mais abstrata dos fenômenos da natureza e da sociedade. É denominado de método de abordagem, que pode ser: o indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo e o dialético.
Já a utilização dos métodos (de procedimentos) constitui a etapa maisconcreta da investigação. Nas ciências sociais, os principais métodos de procedimento são:
* histórico
* comparativo
* monográfico ou o estudo de caso
* estatístico
* tipológico
* funcionalista
* estruturalista
No projeto de pesquisa, pode-se omitir o método geral da pesquisa, mas o método de procedimento deve ser explicitado. Pode-se combinar na pesquisa mais de um dosmétodos de procedimento.
É preciso ainda especificar as técnicas as quais se vai utilizar para realizar a pesquisa. As técnicas são um conjunto de preceitos ou processos a que se serve a ciência para obter os seus propósitos. É a parte prática da pesquisa, isto é, a coleta de dados, a análise e interpretação destes dados. Assim, é preciso especificar aqui a natureza destes dados, se serão de...
tracking img