Design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conselho Superior Acadêmico do curso de graduação em Design de interiores e produtos da UNIESSA instituiu o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito necessário para a obtenção do grau de Designer de interiores e produtos.

1 – O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

No quinto período do curso de Design de interiores e produtos os alunos deverão desenvolver o Projeto do Trabalhode Conclusão do Curso o qual deverá conter um projeto de interiores ou de produtos que integre todas as áreas de conhecimento do curso. O aluno será orientado por um docente do curso podendo ser co-orientado por outro docente, desde que este tenha disponibilidade.
Ao ser definido o tema e orientador do aluno, este deverá cadastrar seu projeto na coordenação do curso, através do preenchimento deformulário de cadastramento (segundo o modelo em anexo).

1. – Objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá contemplar os seguintes objetivos:
• Objetivos gerais: Desenvolver um projeto de interiores ou produtos, aplicando os conhecimentos vistos durante o curso: representação e análise de espaço, especificação de materiais e elementos utilizados eminteriores ou produtos.
• Objetivos Específicos: Capacitar o aluno a desenvolver um projeto de interiores (projetos comerciais ou residenciais) ou produtos, considerando o perfil do cliente, os procedimentos técnicos e metodológicos, assim como os materiais e técnicas disponíveis no mercado.


2. – Responsabilidade do corpo docente/discente


Serão responsáveis pelos TCCs do cursode Design de interiores:
I – A Coordenação do Curso de Design de interiores;
II – Os professores ligados às disciplinas teóricas e práticas, que terão como responsabilidade:
a) Orientação dos TCCs;
b) Distribuição das vagas de orientação;
c) Acompanhar e organizar o calendário das apresentações para as bancas examinadoras.


A carga horária do aluno destinada ao TCC seráde 120 (cento e vinte) horas para efeito de integralização curricular. Cada professor deverá dar no mínimo um atendimento semanal a cada um de seus orientandos, podendo ser este presencial e/ou virtual (um encontro mensal deve ser presencial, no mínimo). O professor orientador deverá preencher um cronograma a cada semana no qual conste os atendimentos dados aos orientandos assim como a evoluçãodestes no projeto. O preenchimento deste cronograma é fundamental para o fechamento da avaliação final.

3. – Apresentação e formatação dos TCCs


As defesas públicas dos TCCs ocorrerão nas datas definidas pelo colegiado do curso.
A apresentação física (impressa) dos TCCs e seu conteúdo (histórico, pesquisa visual, desenvolvimento conceitual e memorial descritivo) deverão serapresentados:


I- Impresso em formato A4 (modo retrato ou paisagem);
II- Com formato editorial e produção gráfico-visual definida pelos orientadores;
III- Em CD ou DVD;
IV- O TCC deverá conter:


a) Introdução, Objetivo, Histórico, Leitura de projetos e Projeto do aluno (apresentação da área, diretrizes e caderno de projeto final);
b) O caderno do projeto final deveráconter desenhos técnicos (plantas, cortes, elevações e perspectivas internas) e maquete (eletrônica ou em perspectiva artística) – Conforme anexo – Roteiro específico de Interiores e Produtos.
A apresentação visual para a banca (Interiores) será composta de 2 (duas) pranchas A1, semi-rígidas, contendo:


I – Abordagem conceitual e teórica, desenvolvimento de projeto/detalhamentos,perspectiva e memorial justificativo;
II – Poderão ser apresentadas maquetes (eletrônica, física ou em perspectiva artística).


A apresentação visual para a banca de Produtos será composta de 5 (cinco) pranchas A3, rígidas, contendo:


I – Prancha 1 – Detalhamento técnico (vistas superior, lateral, frontal e se necessário posterior e inferior, perspectiva na escala especificada pelo...
tracking img