Design e teoria na primeira era modernista 1900-1945

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design e Teoria na Primeira Era Modernista 1900-1945

# Design e nacionalismo

As desigualdades sociais vividas na Europa durante o período de 1900 a 1914 fizeram com que movimentos socialistas, comunistas e anarquistas ganhassem ascensão. Neste mesmo período a Alemanha e os Estados Unidos despontavam como novas potências econômicas. É diante deste contexto político e econômico que onacionalismo ganha força e os conceitos de orgulho nacional e patriotismo como forma de representação máxima da Nação ganham ênfase.
Ao longo do tempo o nacionalismo foi perdendo a sua função de efetuar mudanças das classes mais baixas para as mais altas e a sua autoridade foi se concentrando no poder do Estado e é neste contexto que o nacionalismo tem exercido um papel fundamental na história do design.Com o estímulo à concorrência criado pela expansão do capitalismo alguns países despertaram o interesse em coordenar as ações e produções de suas indústrias com o objetivo de obterem uma vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes. Na Grã-Bretanha existia uma entidade privada que se destinava à promoção industrial e a integração de arte e indústria e em 1837 foi criada uma escola dedesign com o objetivo de melhorar os produtos britânicos e torna-los capazes de concorrer igualmente com os franceses.
Com o surgimento de novas opções internacionais de compra e venda as nações que não usufruíam do monopólio comercial foram obrigadas a buscar formas de obter vantagens competitivas para a colocação de seus produtos no mercado. Então, surgiu na Alemanha, em 1907, a DeutscherWerkbund (Confederação Alemã do Trabalho). Era uma organização pioneira no que se referia à promoção do design como forma de afirmação da identidade nacional. Para os criadores desta organização a padronização da técnica e da estilística daria aos produtos alemães a superioridade no mercado internacional; o design deveria ser usado como alavanca para as exportações e para a competitividade. Além damotivação econômica, esta instituição mantinha um discurso com o caráter ideológico.
A Werkbund se diferenciava das organizações que defendiam a "germanização" da arte e da arquitetura alemã, pois também pregava a reforma social e cultural através do desenvolvimento da indústria moderna e não através do retorno aos valores ruralistas e pré-modernos.
Este modelo de organização foi copiado em algunspaíses como Áustria, Suíça e Grã-Bretanha. Em 1934 a primeira versão da Werkbund acabou sendo extinta em decorrência da ascensão do Partido Nacional Socialista, mas em 1947 a organização voltou a funcionar e existe até hoje.

# O vanguardismo europeu e a Bauhaus

A busca de um estilo unificado e adequado ao novo século culminou nas manifestações internacionais do Art Nouveau. Mesmo dentrodeste estilo havia uma tensão entre duas soluções distintas. Uma defendia o uso de formas orgânicas, extraídas da natureza com a intenção de humanizar as máquinas e a outra promovia a geometrização das formas e o uso de motivos abstratos e lineares para com isso, adaptar o mundo e as pessoas à mecanização. Nas primeiras décadas do século 20 com o surgimento do Futurismo, do Cubismo, do Construtivismoe do Neo Plasticismo as vanguardas iriam se alinhar às máquinas como ideal estético para a produção e reprodução artística. Jovens artistas que discordavam dos ensinamentos tradicionais sobre a arte, descobriam na tecnologia, na indústria e no design uma nova forma de expressão e sagraram o automóvel como novo símbolo do belo absoluto. A utilização de aço tubular cromado e madeira compensada é umaparticularidade dessa geração de designers, que objetivavam fazer um produto de qualidade e atingir um número maior de consumidores. No Brasil percebe-se a influência desses designers nos móveis projetados no período entre 1920 e 1930 por artistas como Gregori Warchavchik, Flávio de Carvalho, John Graz e Lasar Segall. As vanguardas artísticas influenciaram mais a área do design gráfico. O...
tracking img