Design escandinavo e concretismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design Escandinavo e
Concretismo e Design Gráfico Suiço











































Design Escandinavo

A região nórdica, muitas vezes referida como a Escandinávia, é formada pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Essa região passou por um impulso ao desenvolvimento depois da Segunda Guerra Mundial, já que nessa época ademanda por bens de consumo de mercado doméstico era enorme, e por isso a produção desses bens foi impulsionada. A produção também foi alimentada por uma necessidade de receita de exportação para o arranque das economias desses países.

Essa situação deu aos designers nórdicos novas oportunidades de trabalho e criação. Com essa oportunidade em mãos, foi durante a década de 50 e 60 que osdesigners nórdicos começaram a criar um novo estilo moderno de design. Entre os principais designers da região estão Alvar Aalto, Bruno Mathsson, Wirkkala Tapio Hans J. Wegner e Arne Jacobsen.

Esses designers da região nórdica eram influenciados pelo estilo modernista da Alemanha e fizeram suas criações se baseando na premissas alemã mais básica: substituir qualquer tipo de decoração a mais por umdesenho que tivesse base na função e na ciência.

Porém o grande difirencial do design escandinavo e o que unia os paises nórdicos como um movimento e os diferenciava de um modernismo funcional alemão é o experimento com uso de materiais da natureza e a inspiração vinda das formas naturais, o que levou esse movimento a ser conhecido como funcionalismo orgânico.

Assim, podemos dizer que nodesign escandinavo o equilíbrio entre função e forma vinha da referência dos funcinalista, mas a cor e textura, o desejo de experimentar com materiais (principalmente madeira), foi muito importante e único no design nórdico, fazendo com que esse estilo se diiferenciasse de tudo aquilo que já tinha sido feito em questão de design de produto.


Cadeira Eva, de Bruno Mathsson (1907-1988)

BrunoMathsson era sueco, fazia experiências com madeira dobrada e madeira laminada, sempre considerando o corpo humano no seus design de mobiliário. Para ele função e conforto era muito importante, já que seu ideal era que seus móveis fossem práticos e, acima de tudo, confortáveis.

Sua cadeira Eva de 1954 foi um exemplo perfeito disso. Essa cadeira consiste em uma armação de madeira e um assentocurvo e largo de tecido, com formas curvas e limpas. Os contornos esculturais da madeira foram feitos de acordo com as medições ergonômicas e estudos para a posição sentada ideal do corpo humano, para uma variedade de tarefas, incluindo apenas o descanso.



[pic] [pic]

Poltrona Eva
Estrutura de madeiran com assento de tecido
80 x 48.9 x 72.1 cm
Manufaturado por Firma Karl Mathsson,Varnamo, Suécia.



A estrutura mínima e as formas orgânicas dão a cadeira de uma sensação de leveza. A madeira moldada se ajusta a quem senta, além da cadeira também parecer confortável.

Por esses motivos, a cadeira Eva de Mathsson, é um bom exemplo de como os designers escandinavos foram extremamente inovativos, dando um passo a mais em relação ao funcionalismo estrito, introduzindo curvas,sutileza, insipiração da natureza e materiais naturais.





Concretismo e Design Gráfico Suiço

O concretismo foi um movimento centrado na abstração geométrica que marcou a criação plástica durante a década de 1930. Esse movimento objetivava uma arte pautada pela racionalidade, contra a expressão de sentimentos e a representação naturalista, rejeitando o subjetivismo e o acaso.

Esteestilo surgido na Rússia, Alemanha e Holanda durante os anos 1920 espalhou-se para a Suíça depois da Segunda Guerra Mundial. Os designers suiçoes, influenciados por ele, criaram um nova onda de linguagem gráfica, chamado de Estilo tipográfico internacional ou Design Suiço.

Esse estilo Suiço também foi um prolongamento de alguns princípios da Bauhaus, como o funcionalismo e a preocupação com a...
tracking img